segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Essas 15 maravilhas estão escondidas sob a superfície da Terra


Essas 15 maravilhas estão escondidas sob a superfície da Terra


Nosso planeta está repleto de mistérios e maravilhas, mas nós só somos capazes de explorar uma fração do que está lá fora. Mas o que nós descobrimos é tão cativante que as palavras não costumam fazer justiça.
Estas maravilhas subterrâneas, por exemplo, estavam uma vez completamente escondidas, e elas são incrivelmente bonitas.
1. Crystal Ice Cave, Califórnia
Esta caverna é apenas uma de muitas no Parque Nacional Lava Beds, e dispõe de formações de gelo de uma beleza surpreendente.
2. Crystal Cave, Califórnia
Esta caverna, localizada no parque nacional das Sequoias, chama a famosa floresta maciça de casa.
3. Cavernas Luray, Virgínia, EUA
Essas cavernas, descobertas a menos de 150 anos, apresentam belas estalactites e estalagmites que levaram milhares de anos para se formar.
4. Rio subterrâneo Puerto Princesa, Filipinas
Este rio subterrâneo de tirar o fôlego prolonga-se por mais de 24 km.
5. Cavernas Skocjan, Eslovênia
Parte de um sistema de cavernas inteiro, esta maravilha subterrânea inclui quilômetros de piscinas e túneis formados ao longo de muitos séculos.
6. Gruta de Fingal, Escócia
Este local pitoresco está localizado em uma ilha desabitada ao largo da costa da Escócia. É também o lar de alguns papagaios adoráveis.
7. Gruta Azul, Itália
Um dos destinos naturais mais impressionantes do mundo é esta caverna subaquática na ilha de Capri. Ela mantém belas águas azuis que são iluminadas pela luz que encontra o seu caminho através de pequenas aberturas.
8. Caverna Bellamar, Cuba
Servindo como uma das mais antigas atrações turísticas de Cuba, este sistema de cavernas apresenta inúmeros salões escavados, piscinas subterrâneas, e até mesmo um restaurante anexo.
9. Grutas de Mira d’Aire, Portugal
Este sistema apresenta cavernas espetacularmente iluminadas e formações rochosas que têm milhares de anos de idade.
10. Hang Son Doong, Vietnã

Esta caverna anteriormente inexplorada no vídeo acima foi apenas totalmente examinada com o uso de drones.
11. Grutas de Cacahuamilpa, México
Um dos maiores sistemas de cavernas do mundo em termos de puro tamanho, esta série de cavernas apresenta vários rios subterrâneos. Ela também tem um “auditório” improvisado que tem apresentado uma variedade de shows ao longo dos anos.
12. Caverna das Maravilhas, Espanha
Este oásis subterrâneo brilhantemente iluminada na Andaluzia não é tão grande como outras cavernas no país, mas compensa isso com belos lagos e formações antigas.
13. Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil
Sob os penhascos íngremes deste belo parque encontra-se uma piscina com belas águas azuis. Abaixo da superfície encontra-se restos de um velho mundo, incluindo árvores antigas e criaturas fortemente protegidas pela aplicação da lei local.
14. Gruta Jeita, Líbano
Essas cavernas calcárias estendem por quase 10 km, e foram habitadas durante os tempos pré-históricos. É também o lar da maior estalactite do mundo, juntamente com uma série de outras maravilhas que fazem essas cavernas um dos principais destinos turísticos de todo o país.

sábado, 29 de agosto de 2015

Fotógrafo russo revela como os pássaros veem o mundo


Fotógrafo russo revela como os pássaros veem o mundo


Se você sonha em viajar pelo mundo e ver tudo a partir de uma visão panorâmica, algo como estas arrebatadoras fotos tiradas por AirPano podem ser uma das melhores maneiras de fazer isso. Esta equipe de fotógrafos russos e especialistas viajam pelo mundo para tirar fotos aéreas de deslumbrantes locais.
“Embora nós geralmente fotografamos a partir de um helicóptero, nós também gostamos usar um avião, um dirigível, um balão de ar quente, e um drone”, escrevem eles.
Confira as fotos:
Distrito Westerdok, Amsterdã, Holanda
Catedral de São Basílio, Moscou, Rússia
Central Park, Nova York, EUA
Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Cachoeira Churun-Meru, Venezuela
Barcelona, Espanha
Halong Bay, Vietnã
Arco do Triunfo, Paris, França
Santorini, Grécia
Flamingos, Lago Bogoria, no Quênia
Lago glacial Jokulsarlon, Islândia
Lago Powell, Utah-Arizona, EUA
Lago Baikal, Rússia

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ele denunciou a corrupção. Agora está morto.‏

Ele denunciou a corrupção. Agora está morto.‏

Ele denunciou a corrupção. Agora está morto.


O repórter fotográfico mexicano Rubén Espinosa acabou de ser encontrado morto, depois de ter sido torturado. Uma das mais antigas democracias da América Latina, o México é hoje um dos lugares mais perigosos do planeta para quem denuncia. Assine esta carta aberta exigindo o fim da violência contra jornalistas que estão apenas cumprindo seu dever! Quando um número suficiente de pessoas assinar, a Avaaz vai publicá-la na primeira página dos principais jornais mexicanos:

ASSINE A PETIÇÃO
Caros amigos,

Rubén Espinosa, repórter fotográfico mexicano, acabou de ser encontrado morto, e seu corpo tinha marcas de tortura. Junto com ele estavam Nadia Vera, ativista de direitos humanos, e três outras mulheres.A liberdade de expressão está sob ataque em uma das mais antigas democracias da América Latina. Rubén é o 14º jornalista assassinado no estado sulista de Veracruz, cujo governador Javier Duarte tem feito ameaças abertas contra jornalistas. Praticamente nenhum destes crimes foi solucionado.Este caso, porém, levou milhares de pessoas às ruas e detonou uma bomba na imprensa nacional e internacional. Agora pessoas como o ator Gael García Bernal, o jornalista Caco Barcellos, o escritor John Green e centenas de outros jornalistas, escritores e artistas assinaram uma carta aberta pedindo justiça para os jornalistas assassinados no México por causa do seu trabalho.A carta já está causando repercussão dentro do governo, mas se a gente acrescentar mais de um milhão de assinaturas e publicá-la nas primeiras páginas dos jornais mexicanos, será possível conseguir justiça e mostrar que pessoas de todo o mundo estão do lado da liberdade de expressão no México. Adicione sua voz agora:

https://secure.avaaz.org/po/ruben_global_l/?bsZeVib&v=63703

O México aparece como um dos países mais perigosos do mundo para exercer a profissão de jornalista, em pé de igualdade com nações arrasadas pela guerra, como o Iraque, Afeganistão e Somália. E desde que o presidente Peña Nieto assumiu o poder, os ataques contra a imprensa aumentaram em 80%.O México é assolado por um nível de violência inacreditável há mais de uma década. Cartéis travam uma verdadeira guerra pelo controle do lucrativo tráfico de drogas. Uma quantidade enorme de jornalistas foi assassinada por denunciar esses grupos criminosos, embora especialistas afirmem que muitas das mortes podem ser atribuídas a denúncias contra a corrupção política. Eu sofri isso na minha própria pele. Após ameaças de morte por causa da minha cobertura política no México, fui forçada a fugir do país mais de uma vez. Já fui torturada e presa por políticos corruptos.Em Veracruz, estado ao sul do país onde Rubén trabalhou por anos, outros 13 jornalistas foram assassinados recentemente, sob o governo detestável de Javier Duarte. Conhecido por ameaçar jornalistas constantemente, aparentemente ele ficou tão chateado por causa de uma foto tirada por Rubén que mandou tirar a revista onde ela foi publicada de circulação em toda a capital.Em junho, Rubén Espinosa disse a colegas que ele tinha começado a ser seguido e ameaçado por homens usando uniformes da segurança do estado de Veracruz. Ele também afirmou que alguém no governo do estado o ameaçou diretamente, dizendo que ele devia "parar de tirar fotos se não quisesse acabar como a Regina", referindo-se a Regina Martinez,  jornalista assassinada em 2012.Mas a trágica morte de Rubén pode ser um marco contra toda essa violência, pois milhares de pessoas se uniram na Cidade do México, lamentando o assassinato e exigindo justiça. Se ficarmos ao lado dessas pessoas e publicarmos esta carta impactante, vamos mostrar ao governo mexicano que ele está no centro das atenções e que o mundo inteiro pede justiça e medidas urgentes para acabar com esses assassinatos. Junte-se ao apelo: jornalistas no México e em qualquer parte do mundo devem fazer o seu trabalho sem pagar por isso com suas próprias vidas:

https://secure.avaaz.org/po/ruben_global_l/?bsZeVib&v=63703
Quando a liberdade de expressão esteve sob ataque, a comunidade da Avaaz reagiu incansavelmente. Agora é hora de nos unirmos para apoiar os corajosos repórteres e ativistas mexicanos. Vamos mostrar a eles que não estão sozinhos: este é o verdadeiro sentido de solidariedade global. Sabemos que isso pode fortalecer aqueles na linha de frente e virar a mesa de forma surpreendente.Não seremos silenciados,

Lydia Cacho, jornalista mexicana e ativista pelos direitos humanos, com a equipe da Avaaz.

PS: Se você é jornalista ou escritor, clique neste link especial para aderir à campanha.
FONTES:

Fotojornalista e quatro mulheres são encontrados mortos na Cidade do México (Portal Imprensa)
http://portalimprensa.com.br/noticias/internacional/73587/fotojornalista+e+quatro+mulheres+sao+encontrados+mortos+na+cidade+do+mexico

Morte de fotojornalista estabelece novo marco na violência contra a imprensa no México (O Público)
http://www.publico.pt/mundo/noticia/morte-de-fotojornalista-estabelece-novo-marco-na-violencia-contra-a-imprensa-no-mexico-1703892

Rubén Espinosa, o número 88. A primeira morte de um jornalista deslocado na capital do México
http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-08-04-Ruben-Espinosa-o-numero-88.-A-primeira-morte-de-um-jornalista-deslocado-na-capital-do-Mexico

Morte de jornalista gera protestos no México (DW)
http://www.dw.com/pt/morte-de-jornalista-gera-protestos-no-m%C3%A9xico/a-18624307

Presidente Peña Nieto: investigue assassinatos de jornalistas no México e estabeleça mecanismos para proteger suas vidas (PEN) (em inglês)http://www.pen.org/blog/president-pe%C3%B1a-nieto-investigate-murders-journalists-mexico-and-establi…

"Querem apagar jornalistas no México" (The Observer) (em inglês)http://www.theguardian.com/world/2015/apr/11/mexico-fearless-journalist-lydia-cacho

Escritores criticam ‘censura na base da bala’ no México (FT) (em inglês)http://www.ft.com/intl/cms/s/0/982885d2-4501-11e5-af2f-4d6e0e5eda22.html#axzz3j6oRq2tO

‘Jornalistas estão sendo abatidos' – O problema do México com a liberdade de imprensa (The Guardian) (em inglês)http://www.theguardian.com/world/2015/aug/04/journalists-mexico-press-freedom-photographer-ruben-espinosa-murder

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Comida picante pode estar ligada com uma vida mais longa


Comida picante pode estar ligada com uma vida mais longa


De acordo com um novo estudo, a comida muito temperada e picante pode fazer com que você viva mais. No entanto, mais testes devem ser feitos para confirmar essa ligação, dizem especialistas.
No estudo, os pesquisadores entrevistaram 500 mil pessoas na China, perguntando sobre a frequência com que ingeriam alimentos picantes. Os participantes tinham idades entre 30 e 79 no começo do estudo, e foram acompanhados por sete anos – em um período onde faleceram 20 mil pessoas.
De acordo com os resultados encontrados, as pessoas do estudo que comiam alimentos picantes uma ou duas vezes na semana tinham 10% menos chance de morte durante o período, em comparação com os que comiam esse tipo de alimento menos de uma vez por semana. Já aqueles que consumiam comidas picantes três ou mais vezes na semana tinham 14% menos chance de morte. O estudo foi publicado no dia 4 de agosto no ‘The BMJ’.
No entanto, o autor do estudo, Lu Qi, da Escola de Saúde Pública de Harvard, alerta para o fato de que o estudo foi observacional, o que faz com que seja muito cedo para afirmar com certeza que existe uma relação causal entre os dois fatores analisados. “Nós definitivamente precisamos de mais dados a respeito de outras populações”, disse Qi ao ‘LiveScience’.
A nutricionista Nita Forouhi, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, disse que não há indícios concretos de que as associações feitas pelo estudo estão corretas. “Pesquisas futuras são necessárias para estabelecer se o consumo de comida picante tem o potencial de aumentar ou diminuir a mortalidade diretamente”, constatou Nita.
Ainda que não existam comprovações, talvez em um futuro próximo, com mais estudos, os fãs de comida picante possam se deliciar sem culpa. [LiveScience]

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O sangue de jovens pode beneficiar o cérebro dos mais velhos?


 

Existem algumas passagens da história da humanidade que mostram pessoas que eram fascinadas pelo sangue de jovens mulheres, acreditando que ele poderia rejuvenescer. O caso mais notório é o de Elizabeth (ou Isabel) Bathory, uma condessa húngara que cometeu uma série de crimes cruéis, todos ligados à sua obsessão pela beleza e pelo sangue de garotas.
Mas será que existe algo de razão na crença de que o sangue jovem pode fazer algum tipo de bem para os mais velhos? Talvez não da maneira como Bathory imaginava, mas a ciência diz que talvez.
Os cientistas já sabem que o sangue de pessoas jovens possui alguns componentes que podem beneficiar o cérebro de pessoas com Alzheimer, e estão agora estudando como os transplantes poderiam ajudar os idosos com a condição.
Algumas pesquisas feitas em animais mostraram que o sangue dos mais jovens pode combater alguns efeitos do envelhecimento no cérebro, como a aprendizagem e memória, bem como a geração de novas células. Agora, os pesquisadores precisam testar a eficácia em seres humanos. “A possibilidade de que um ou mais proteínas no sangue jovem humano possa rejuvenescer uma diversidade de órgãos é encantadora e pode impulsionar novas pesquisas”, disse o professor de neurologia TonyWyss-Coray, da Escola de Medicina da Universidade deStanford.
Em estudos, pesquisadores conectaram as veias sanguíneas de roedores jovens e idosos, fazendo com que eles tivessem um suprimento de sangue em comum. Eles descobriram, então, que após um ferimento, o roedor mais velho mostrou melhores resultados ao reparar músculos e ossos em comparação com os ratos idosos que não estavam conectados aos mais jovens.
Experimentos posteriores mostraram que roedores ‘idosos’ que foram expostos ao sangue jovem tiveram um aumento no número de células cerebrais em partes do cérebro que têm ligação com a memória. Além disso, um estudo de 2014 descobriu que a injeção de plasma sanguíneo de roedores jovens nos mais velhos por três semanas melhora a capacidade de aprendizagem e memória.
No entanto, ainda não existe nenhuma previsão para que técnicas desse tipo sejam utilizadas em seres humanos. No momento, são apenas hipóteses. Talvez Elizabeth Bathory não estivesse completamente errada – apenas estava colocando o sangue no lugar errado. [LiveScience]

Entenda a intolerância à lactose


Entenda a intolerância à lactose


Se você já tem alguma idade, certamente percebeu que a intolerância à lactose vem afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo. Mas o que será, exatamente, essa condição do ser humano?
Uma publicação do ‘NewScientist‘ explica que a lactose, principal açúcar presente no leite, precisa da enzima lactase para ser digerida. Essa enzima é produzida naturalmente pelos mamíferos filhotes, mas tal produção costuma terminar após o tempo de amamentação, fazendo com que esses filhotes, quando adultos, já não consigam digerir o açúcar. Essa condição é conhecida como ‘intolerância à lactose’. Como o açúcar não é digerido, ele chega até o cólon, alimentado bactérias que geram gases e fluidos, causando muitas dores e diarreia – os principais sintomas da intolerância.
Isso deveria acontecer com todos nós, se não fosse uma mutação de 7000 anos de idade, que fez com que, hoje em dia, 35% da população mundial possa digerir lactose. O quadro abaixo, da Universidade deReading, publicado pelo portal supracitado, mostra que certas regiões do globo, como a China e parte do sul da África, têm um índice de 90% de pessoas que acreditam ser intolerantes à lactose.
Entre os que são intolerantes, a maioria apresenta seus sintomas antes dos 16 anos de idade. Entretanto, alguns adultos podem também desenvolver a condição. Certas pessoas,diz o ‘NewScientist‘, podem se tornar temporariamente intolerantes por resultado de gastroenterite, doenças intestinais e outras condições.
Também é importante ressaltar que os testes de farmácia, realizados fora de ambiente médico, deixam dúvidas e não são cientificamente comprovados. O exame mais comum e confiável consiste em um teste de hálito, que detecta a fermentação da lactose por bactérias intestinais.
lactose
Por último, especialistas dizem que uma pessoa intolerante à lactose pode beber até 250 ml de leite por dia de apenas uma vez, sem ter sintomas. Entretanto, essa quantidade pode até mesmo dobrar caso a quantidade de leite ingerida seja espaçada durante o dia. Além disso, muitos intolerantes não têm problemas com iogurtes e queijos, já que esses produtos têm sualactose normalmente quebradas pelas bactérias que fazem parte da sua produção. Ao contrário, os leites de búfalo, cabra e ovelhas devem ser evitados. [NewScientist]