¶ Mais um importante veículo de comunicação no cenário internacional dá destaque negativo à violência que acomete Salvador. Em meio às belezas da capital baiana, tais como Farol da Barra, baianas de acarajé e rodas de capoeira, a TV norte-americana CNN apresenta a cidade aos Estados Unidos da como "a capital dos assassinatos".
Reportagem faz parte de uma série especial sobre as cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa 2014. Após citar peculiaridades da cultura local, a matéria mostra uma abordagem policial realizada dentro de um ônibus coletivo.
Na ação, passageiros do sexo masculino são separados das mulheres e revistados na busca por armas e drogas. "Salvador é um destino turístico popular com belas praias, arquitetura colonial e um carnaval barulhento, mas que tem mostrado um lado negro recente. Nos últimos anos, uma onda de crimes a transformou na capital de assassinatos", diz a matéria da repórter Shasta Darlington.
Em seguida, moradores são entrevistados e destacam a criminalidade como o principal problema da cidade, em especial o tráfico de entorpecentes.
O prefeito ACM Neto (DEM) também é ouvido pela jornalista e, ao invés de botar lenha na fogueira contra o governador petista Jaques Wagner, diz que o número de ocorrências tem diminuído graças à repressão do governo.
Segundo o democrata, o problema da violência está concentrado nas favelas soteropolitanas. "Estes crimes afetam os turistas? Eles acontecem em lugares onde os turistas vão? Não", disse o prefeito na reportagem.
Há pouco mais de um mês o jornal The New York Times deu a Salvador o título de
"capital dos homicídios".