quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O Desafio de Dilma no Nordeste

 Leandro

A despeito das pesquisas nas quais lidera, a presidente Dilma terá de lutar contra a máquina da oposição na maioria dos estados do Nordeste. Daí o ex-presidente Lula indicar que fará campanha para ela na região. Dos nove estados, Dilma só tem apoio garantido no Maranhão, onde prefeitura da capital e os dois maiores adversários – Flávio Dino x candidato da família Sarney – são seus aliados. O PSB domina Pernambuco, o PSDB Alagoas, e o DEM voltou a controlar Salvador, com simpatia do PMDB. Jaques Wagner fica no governo até o fim para o PT não perder o a Bahia agora.
Em baixa. Além disso, o PT está enfraquecido na região. Maior aliado de Dilma, morreu Marcelo Déda, ex-governador do Sergipe. Wagner está no 2º mandato na Bahia.
Reinado. O PT se esfacelou em Pernambuco, onde reina no governo e prefeitura o PSB de Eduardo Campos. Na Paraíba, Cássio (PSDB) é forte candidato, e paquera o PMDB.
Refém. Dilma tem esperança no Ceará, mas está nas mãos dos irmãos Gomes, agora no PROS. Ali, o PT também foi engolido. O senador Eunício (PMDB) é favorito para o governo.
Nem tanto. As prefeituras de João Pessoa (PT) e Natal (PDT) dão fôlego. Mas os governos, com caixa forte, são do PSB e DEM, respectivamente aliados de Campos e Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário