Galante
MARJORIE BASSO
Direto de Santa Rosa
Conheça outros tipos de Vant
“Um barco ou helicóptero denuncia sua presença e faz com que algumas pessoas tenham tempo de fugir ou se desfazer da carga. O Vant, além de imperceptível, consegue identificar a atividade das pessoas, casas e já surpreendeu até fugas de barco. Sabendo a localização exata aí sim é enviado um helicóptero por exemplo”, explica o comandante do esquadrão, tenente-coronel Paulo Ricardo Laux.
A base operacional do RQ-450 é facilmente transportada e pode ser montada em praticamente qualquer lugar. O equipamento é composto por uma antena de controle e um shelter (abrigo em inglês) onde ficam as cabines dos pilotos. Duas aeronaves podem ser pilotadas simultaneamente de um único shelter. Mesmo que o procedimento seja feito por terra, os condutores dos Vants são experientes pilotos da FAB.
Um rebocador com um computador que faz os check lists nos componentes de motor e de comando de voo do Vant conduz a aeronave até a pista. Quando está em posição a proteção da lente da câmera, que se move em 360°, é retirada e o rebocador sai. Depois disso, o avião decola comandado pelo piloto no shelter. A rota pode, inclusive, ser pré-programada.
Enquanto um dos RQ-450 está sendo usado na operação Ágata 2, o outro está na base do esquadrão, criado em abril deste ano. A segunda aeronave foi usada em agosto na operação Ágata 1 na Amazônia. O foco na ocasião era coibir especialmente a extração e contrabando de madeira.
Conforme o comandante do esquadrão, mais dois Vants foram adquiridos pela Força Aérea. Assim como as que já operam, as aeronaves são de fabricação israelense. Mas já existe a perspectiva de se fabricar Vants no Brasil. “Não queremos inibir a indústria nacional, inclusive a Embraer já estuda a fabricação dessas aeronaves”, diz Laux.
Os Vants podem ter diferentes tamanhos e ser usados para outras finalidades. Os ingleses, por exemplo, tem um modelo menor em uso no Afeganistão para encontrar minas com a finalidade de defender a tropa. Os oficiais da Foça Aérea Brasileira vão ainda mais longe e acreditam no dia, não distante, em que aviões controlados por terra poderão ser tripulados.
FONTE: Terra/FOTO: Nabor Goulart
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