Leonardo Ambrosio
De acordo com informações da imprensa estadunidense, o presidente Barack Obamaassinou um documento oficial onde afirma que os EUA querem construir o computador com processamento mais rápido do mundo até 2025. A ideia é criar um supercomputador de exa-escala, 20x mais potente que o atual detentor da marca, que está na China. A máquina poderia, por exemplo, fazer um quintilhão de cálculos por segundo, movimento conhecido pela computação como exaflop.
Um grupo de especialistas formará a Iniciativa Estratégica Nacional de Computação (NSCI), que irá pesquisar e construir o computador. Os EUA afirmam que o objetivo do supercomputador será realizar simulações complexas, além de auxiliar pesquisas científicas e projetos de segurança nacional. Exemplificando, a ‘BBC’ diz que a máquina seria capaz de analisar previsões do tempo com mais exatidão, além de auxiliar diagnósticos de câncer com a análise de imagens de raio-x.
Além disso, uma publicação no site da Casa Branca sugere que com o potente computador, a NASA seria capaz de modelar turbulência, permitindo que aeronaves possam ser desenhadas para voos mais estáveis sem a necessidade de testes caros e complicados.
Hoje em dia, o supercomputador mais rápido do mundo é o Tianhe-2, da China, que faz 33.86petaflops(quadrilhões de cálculos por segundo).
Um dos maiores empecilhos desse projeto é o custo. De acordo com especialistas, um computador desse tipo gastaria 315 milhões de reais apenas com eletricidade. [BBC]
Nenhum comentário:
Postar um comentário