Quantas pintas no braço você tem? Se tiver muitas, é bom ficar atento. De acordo com um novo estudo publicado por pesquisadores do King’s College London, pessoas com mais de 11 pintas no braço direito são mais propensas a desenvolver câncer de pele do tipo melanoma.
Segundo os cientistas que usaram dados de cerca de 3 mil gêmeos no Reino Unido, o número de pintas no braço (apenas as circulares de coloração marrom escura) são uma boa amostra da quantidade total de pintas no corpo. Quem tem mais de 11 no braço direito provavelmente terá mais de 100 no corpo todo e, portanto, um risco maior de desenvolver um melanoma.Pintas são marcas na pele criadas por células denominadas melanócitos, que criam um pigmento colorido na pele, e o excesso de sol nessas pintas pode aumentar a chance dela se tornar maligna.
Vale frisar que a presença de pintas não necessariamente significa que a pessoa desenvolverá câncer, apenas que o risco é maior e com isso ela deve tomar mais cuidados, principalmente à exposição ao Sol. Além disso, a maioria das pintas é inofensiva, mas devemos redobrar a atenção quando elas ganham coloração e forma assimétricas, aumentam de tamanho, inflamam, sangram, criam uma casquinha, ou coçam. Quando isso acontece, é importante procurar um médico rapidamente.
Os cientistas do King’s College estudaram milhares de gêmeos por 8 anos, coletando informações como tipo de pele, sardas e pintas. Em seguida, eles repetiram o teste em um grupo menor de 400 pessoas com melanoma, e concluíram que contar a quantidade de pintas é um bom indicador da chance de desenvolver a doença.
Segundo os pesquisadores, mulheres com mais de 7 pintas no braço direito tem uma probabilidade 9 vezes maior de ter mais de 50 pintas no corpo. A probabilidade aumenta quando elas têm mais de 11 pintas no braço direito, aumentando o número no corpo para pelo menos 100.
Portanto, se você têm muitas pintas, evite uma exposição prolongada ao Sol, use óculos escuros, roupas com proteção solar e o mais importante: protetor solar. [BBC]
Nenhum comentário:
Postar um comentário