domingo, 4 de outubro de 2015

Por que alguns medicamentos são tomados com a comida?


Por que alguns medicamentos são tomados com a comida?


Alguns medicamentos, aos serem prescritos, vêm com a indicação de serem ingeridos junto com comida (ou, em alguns casos, de estômago vazio). Mas o que a comida tem a ver com os medicamentos?
Logicamente, os medicamentos que ingerimos terminam no mesmo lugar que o hamburguer que comemos. Por isso, faz sentido que os remédios interajam com os alimentos. Quando nos alimentamos, muitas coisas acontecem no estômago – aumenta o fluxo sanguíneo na região, a bile é liberada, e as células do estômago liberam ácido gástrico para quebrar a comida em compostos que o corpo possa usar para diferentes propósitos.
Por conta de todas essas mudanças fisiológicas, precisamos tomar cuidado com aquilo que entra em nosso estômago além de bebidas e comida. Os ibuprofenos e as drogas antiinflamatórias não-estóides (AINE), por exemplo, devem ser tomados com comida. Isso porque os AINE inibem a produção de prostaglandinas – um composto que promove a inflamação – mas, infelizmente, a prostaglandina também protege o revestimento do seu estômago do seu próprio ácido. Como você pode imaginar, retirar essa proteção pode ocasionar irritação, principalmente com o uso continuo. Assim sendo, utilizar esses medicamentos junto com um belo banquete, é uma forma de evitar essas complicações, ainda que isso possa retardar a absorção da droga.
Mas não é apenas a proteção do revestimento do estômago que está em jogo quando você toma um remédio junto com comida. Algumas drogas, como os antivirais utilizados para combater o HIV, são melhor absorvidos na corrente sanguínea quando o intestino está particularmente ácido. Nesses casos, a comida e até mesmo bebidas ácidas como refrigerantes são recomendados.
Mas se você precisa tomar um medicamento com o estômago vazio, provavelmente é porque ele pode ser facilmente degradado em um ambiente ácido – a penicilina V é um exemplo. Além disso, a medicação pode ser afetada pela presença de cálcio, ferro ou outro nutriente. Por isso, a menos que você saiba exatamente os componentes da sua refeição, é melhor não arriscar. [ScienceAlert]

Nenhum comentário:

Postar um comentário