15 de abril de 2014
Marina Dutra e Thaís Betat
Marina Dutra e Thaís Betat
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De acordo com o 9º Balanço do PAC 2, apenas quatro empreendimentos foram concluídos, as obras de modernização do sistema de trens metropolitanos no trecho Calçada/ Paripe em Salvador (BA) e no trecho João Felipe/ Caucácia em Fortaleza (CE), Boulevard Arrudas/ Tereza Cristina em Belo Horizonte (MG) e construção do aeromóvel em Porto Alegre (RS).
O Ministério das Cidades, responsável pelo andamento das obras, afirmou que complexidade dos empreendimentos, o tempo de elaboração dos projetos de engenharia e o cronograma de execução das obras são fatores relevantes para a demora na execução das obras e na liberação de recursos.
“A liberação dos recursos para intervenções de mobilidade urbana é realizada conforme a execução da obra, de acordo com o cronograma físico-financeiro aprovado no momento da contratação. Os empreendimentos possuem períodos de execução superior a 36 meses e os projetos demandam estudos aprofundados”, completa o órgão.
Sessenta ações estão em obras e uma em operação (implantação completa do trecho Carlito Benevides a Chico da Silva, na Linha Sul do metrô de Fortaleza). Um empreendimento está em licitação de projeto, 18 em licitação de obra e a maioria (169) ainda encontra-se em ação preparatória.
Dos quatro empreendimentos considerados “emblemáticos” (termo que faz referência aos principais empreendimentos do ponto de vista da materialidade, relevância ou impacto), apenas um foi concluído, o Aeromóvel de Porto Alegre (RS).
Os empreendimentos classificados como emblemáticos e não concluídos são os trens urbanos de São Leopoldo a Novo Hamburgo (RS), a Linha Sul do metrô de Recife (PE) e a aquisição de trens elétricos de última geração para a linha.
Segundo o Ministério, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela linha Sul do metrô de Recife, afirmou que a linha está em plena operação e o último trem previsto já foi entregue.
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb), responsável pela operação sistema metrô de Porto Alegre, informou que das cinco estações que compõem o projeto de expansão São Leopoldo-Novo Hamburgo da Linha 1 da Trensurb, duas (Rios dos Sinos e Santo Afonso) já estão em operação comercial desde julho de 2012. As outras três (Industrial, Fenac e Novo Hamburgo) foram abertas ao público em dezembro de 2013, ainda em regime experimental, com horário reduzido, sem cobrança de passagem.
De acordo com o Ministério das Cidades, as principais questões que dificultam o processo entre a seleção, a contratação e o início efetivo da execução das obras estão associadas aos seguintes fatores: Fragilidade e falta de projetos; fluxo de contratação; dificuldades relativas ao licenciamento ambiental e de órgãos de preservação de patrimônio histórico; obras em áreas urbanas densamente povoadas; grande número de desapropriações e deslocamentos involuntários; entre outras dificuldades técnicas e institucionais dos entes públicos.
Os investimentos do PAC em Mobilidade Urbana são destinados à construção de metrôs, monotrilhos, aeromóveis, trens urbanos, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), BRTs, corredores de ônibus e teleféricos nas principais capitais, grandes e médias cidades brasileiras.
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