terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conheça Mike, o galo que viveu 18 meses sem cabeça


Conheça Mike, o galo que viveu 18 meses sem cabeça


Setenta anos atrás, um fazendeiro decapitou uma galinha no Colorado, EUA, mas ela se recusou a morrer. Mike, como o pássaro se tornou conhecido, sobreviveu por 18 meses e se tornou famoso. Mas como ele viveu sem uma cabeça por tanto tempo?
Em 10 de setembro de 1945, Lloyd Olsen e sua esposa Clara estavam matando galinhas em sua fazenda em Fruita, Colorado. Olsen decapitava as aves, e sua esposa as limpava. Mas um dos 40 ou 50 animais que passaram pelas mãos de Olsen naquele dia não se comportou como o resto. O frango se debateu e correu, e não parou.
Ele foi colocado em uma caixa velha no alpendre da fazenda, e quando Lloyd Olsen acordou na manhã seguinte, ele saiu para ver o que tinha acontecido. O animal ainda estava vivo, e se tornou muito famoso em todo os EUA e a família, viajando por todo o país, se aproveitou do “milagre de Mike” para ganhar a vida.
Mas como é possível que o galo tenha sobrevivido sem a sua cabeça?
Parece que o corte, no caso de Mike, foi exatamente no lugar certo, e um coágulo de sangue oportuno o impediu de sangrar até a morte. Olsen tentou replicaro feito, sem sucesso, diversas vezes depois. Para uma pessoa, perder a cabeça quer dizer perder o cérebro, mas no caso dos galos, é pequena a quantidade cerebral localizada na parte frontal da cabeça. Tom Smulders, do Centro de Comportamento e Evolução da Universidade de Newcastle, na Austrália, diz que 80% da massa cerebral do animal ficou em seu corpo, o impedindo de morrer.
Para manter o animal sem cabeça vivo, a família o alimentava com comidas líquidas e água através de uma conta-gotas que era introduzido diretamente no esôfago do galo. Vale frisar o galo estava vivendo em estado vegetativo, não sentindo nada.
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário