quarta-feira, 29 de abril de 2015

10 motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses

10 motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses
Autor:

Quem ainda não conhece a beleza dos Lençóis Maranhenses, agora tem 10 bons motivos para visitar este lugar incrível. Confira!


Com a alta do dólar que tal pensar em explorar as maravilhas do Brasil? Aproveite que a temporada de lagoas cheias começa em maio e programe a sua viagem! Veja aqui 10 motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses!

1. Explorar o Nordeste do Brasil

Rio, mar e floresta: tudo junto no Maranhão. Foto: Erica Modesto

Quando pensamos em belas praias de águas calmas e areia fina logo vêm à mente o Nordeste e o litoral maranhense é um dos mais belos do Brasil, com praias de tirar o fôlego. São quilômetros de litoral sem ver uma única pessoa ou construção. E além da praia, há diversos cenários para explorar, como rios e, claro, os Lençóis.
2. Visitar o Centro Histórico de São Luís

São Luís tem casinhas charmosas que devem ser incluídas no roteiro de quem visita Lençóis. Foto: Erica Modesto

Vale a pena dedicar pelo menos algumas horas na ida ou na volta dos Lençóis para conhecer a capital maranhense, que guarda um dos conjuntos de casas coloniais mais antigos do Brasil.  Única cidade brasileira fundada pelos franceses, lá encontramos o principal conjunto de construções de azulejos portugueses do país. O Centro Histórico ainda abriga diversos museus e prédios públicos abertos à visitação.
Passagens aéreas para São Luís
3. Voltar a ser criança subindo e descendo as dunas infinitas

Turistas esperam o pôr-do-sol no alto da duna da Lagoa da Esperança. Foto: Erica Modesto

As dunas são onipresentes em quase todos os passeios partindo de Barreirinhas – cidade que é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses – então prepare-se para subi-las e descê-las com frequência. Mas o grande trunfo dessa região é que no fim de cada duna tem uma lagoa de água cristalina para recompensar tanto esforço.  O passeio dos grandes lençóis, que inclui a Lagoa Azul e a Lagoa do Peixe é absolutamente maravilhoso, e o pôr-do-sol na Lagoa da Esperança, visto lá do alto da duna é um presente da natureza.
4. Passear de barco e de 4x4 entre a floresta e as dunas

O 4x4 adentra a restinga para levar os visitantes aos Lençóis. Foto: Erica Modesto

Os passeios às lagoas são feitos em veículos 4x4 que vão nos levando por dentro da vegetação dos lençóis e nos permitem observar a diversidade das plantas que crescem nesse verdadeiro deserto. Tamarindos caem no seu colo ao longo do passeio, e vaga-lumes acompanham a volta do pôr-do-sol na estrada de areia já escura. Uma aventura!
As margens do Rio Preguiças são ainda mais impressionantes. Árvores monumentais, ilhas fluviais, dunas de um lado e igarapés do outro. O passeio de voadeira pode até chacoalhar os passageiros, mas vai te deixar diante de uma paisagem que faz tudo valer a pena.
Aluguel de carros em São Luís
5. Tomar banho de rio. E de mar. Quase ao mesmo tempo.

Vila de Caburé: sem energia elétrica, parece uma viagem no tempo. Foto: Erica Modesto

Caburé. Essa pequena vila de pescadores sem energia elétrica fica entre o Rio Preguiças e o mar. Dá pra ficar na rede à beira do rio ou caminhar por 2 minutos e chegar numa praia deslumbrante e deserta logo ali atrás. O passeio permite passar um bom tempo no local, almoçar, alugar um quadriciclo para percorrer a praia ou simplesmente pegar um sol.
6. Ver o encontro do rio com o mar

O rio Peguiças encontra o mar na vila de Atins. Foto: Erica Modesto

A vila de Atins é o local onde é de fato possível ver o rio se encontrando com o mar. A coroação de toda lindeza que vemos no passeio dos pequenos lençóis. É possível também se hospedar por lá e esquecer (ainda mais) do mundo.
7. Andar de monomotor e ver os Lençóis do alto

Os lençóis vistos do alto: cenário surreal. Foto: Erica Modesto

Esse é sem dúvida o ponto alto da viagem. Só mesmo de cima conseguimos ter a dimensão da grandiosidade e beleza desse cenário. O passeio dura meia hora e percorre todos os locais que se visita por terra.  Mesmo sendo rápido, é do alto que temos melhor a noção dos 1.550 km² dos Lençóis. Maiores que a cidade de São Paulo.
8. Comer bem pagando pouco

Av. Beira-rio e seus restaurantes vista a partir do rio. Foto: Erica Modesto

Quem gosta de frutos do mar e carne de sol vai passar muito bem no Maranhão. As porções para 2 podem servir até 4, então não se acanhe de pedir meia porção se for o caso. A avenida Beira-Rio, em Barreirinhas, tem diversos restaurantes para aproveitar a noite depois dos passeios. Os sorvetes artesanais de frutas da região são uma delícia, especialmente o de açaí.
Encontre hotéis em São Luís
9. Visitar um cenário que parece saído de um filme de ficção científica

Tudo em Lençóis lembra um cenário cinematográfico. Foto: Erica Modesto

Tanto do alto quanto no meio dos Lençóis, a sensação que temos é a mesma: o lugar é diferente de tudo. Parece de mentira! Então você vai ter que ir para entender.
10. Relaxar de verdade e esquecer da vida

Foto: Erica Modesto

Relaxar é quase uma obrigação em Lençóis. Celular? Só se for para tirar fotos. E o que se escuta o tempo todo é apenas o vento soprando. Não se surpreenda se você acabar dormindo na rede. Isso também é sinônimo de aproveitar cada segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário