terça-feira, 28 de abril de 2015

Veja como viajar no tempo com a Estrada Real


Veja como viajar no tempo com a Estrada Real
Conheça a Estrada Real e confira roteiros que mesclam aventura, história e cultura em diversas cidades brasileiras.


Viagens de carro e cenários históricos são duas paixões muito comuns entre viajantes do mundo todo. Que tal unir as duas em uma única viagem? Isso é possível, e aqui no Brasil, graças à Estrada Real. Saiba mais!

Há muito tempo atrás, quando o Brasil nem sonhava em se tornar um país turístico, a Estrada Real já estava sendo construída. Foi por este caminho que passaram os colonizadores para transportar de forma segura todo o tesouro encontrado em Minas Gerais. Inicialmente, existia apenas um percurso, que ligava a cidade de Paraty às províncias auríferas do interior mineiro e à antiga Villa Rica, onde hoje fica Ouro Preto. A rota, atualmente, é conhecida como Caminho Velho. No entanto, a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido para chegar até o porto do Rio de Janeiro, surgindo então o Caminho Novo. Ainda no século 18, surgiram outras trilhas para exploração dos diamantes, o então chamado Caminho dos Diamantes. Além deste, uma nova rota foi criada, pouco tempo depois, e hoje é conhecida como Caminho de Sabarabuçu.
A Estrada Real, portanto, é formada por quatro caminhos e conta com 1600 km de extensão, trajeto que percorre 177 cidades históricas, sendo que 162 ficam em Minas Gerais e o restante em São Paulo e Rio de Janeiro. Estes percursos são cercados por cenários naturais e ficam ainda mais irresistíveis graças à hospitalidade dos moradores que têm o privilégio de viver na região. Saiba um pouco mais sobre cada um destes caminhos e defina o seu roteiro para explorar a Estrada Real. Prepare-se para uma viagem inesquecível, que será capaz de transportá-lo (a) através do tempo, permitindo ainda o contato com paisagens deslumbrantes!
≈ Veja também 
Melhores ofertas para aluguel carros
Caminho Velho

Paraty é uma das cidades mais conhecidas no Caminho Velho.

A primeira via oficial aberta no Brasil pela Coroa Portuguesa, o Caminho Velho tem muita história para contar. Começa em Ouro Preto e termina em Paraty, passando por estradas de terra, de pedra e trilhas que podem ser percorridas apenas a pé. Ao longo do caminho, o viajante vai passar por cidades incríveis, dentre as quais se destacam Tiradentes, São João Del Rei, Vila do Embau e muitas outras. O Caminho Velho, além de ser o mais antigo, é também o mais extenso, contando com 710 km de extensão e passando por cerca de 40 destinos. Algumas das atrações imperdíveis nessa rota são:
  • Basílica Nossa Senhora do Matosinho, na cidade de Congonhas;
  • Cachoeira da Fumaça e da Zilda, que ficam em Carrancas;
  • Artesanato de Bichinhos e as Cerâmicas Naboriganas, em Cunha;
  • Parque das Águas de Caxambu, em São Lourenço;
  • Passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João Del Rei e Ouro Preto a Mariana.
Caminho Novo

Ouro Preto é a mais importante cidade da Estrada Real.

O segundo maior percurso da Estrada Real, o Caminho Novo conta com 515 km de extensão, sendo que a maioria dos trechos é formada por estrada de terra. Esta é a rota que melhor une as belezas históricas das cidades aos cenários naturais que as cercam. É a opção perfeita, portanto, para os viajantes que querem momentos emocionantes, em meio a paisagens preservadas e deslumbrantes. Assim como o Caminho Velho, o Caminho Novo começa em Ouro Preto e acaba no Porto da Estrela, localizado na cidade de Magé, no Rio de Janeiro. Ao longo do trajeto, o visitante poderá conhecer cidades como Itatiaia, Barbacena, Santos Dummont e Petrópolis. Neste roteiro, as principais paradas obrigatórias são:
  • Fazendas históricas de Santana dos Montes;
  • Parque Estadual do Ibitipoca e do Itacolomi e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
  • Museu Imperial em Petrópolis.
Caminho dos Diamantes

A arrquitetura histórica fascina os visitantes ao longo de todos os caminhos que fazem parte da Estrada Real.

Criado logo depois que as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa, o Caminho dos Diamantes conta com pouco mais de 360 km de extensão, começando na cidade de Diamantina e terminando em Ouro Preto. Ao longo do percurso, o viajante se depara com possibilidades marcadas por muita aventura, história, cultura e tranquilidade, elementos que contrastam entre si e garantem uma viagem inesquecível e incansável. Geralmente, os visitantes gastam em média 7 dias para percorrer de bicicleta e 20 dias a pé, mas isso depende do ritmo e das expectativas de cada um. Para não perder nenhum atrativo importante, a dica é se preparar e visitar lugares como:
  • Cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros e que fica no município de Conceição do Mato Dentro;
  • Caminhos dos Escravos, em Diamantina;
  • Santuário do Caraça, em Santa Bárbara;
  • Parque Nacional da Serra do Cipó;
  • Sitio Arqueológico da Pedra Pintada.
Encontre aéreas promocionais
Caminho de Sabarabuçu

As igrejas coloniais são símbolos culturais da Estrada Real.

A menor das rotas na Estrada Real, o Caminho de Sabarabuçu conta com 160 km de extensão apenas e tem seu ponto inicial em Cocais e a última parada fica na cidade de Glaura. As igrejas e festas populares são protagonistas neste roteiro, que tem ainda outras atrações imperdíveis, como:
  • Igreja do Ó, em Sabará;
  • Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté;
  • As cachoeiras de Rio Acima.
Como percorrer
A Estrada Real pode ser percorrida de quatro maneiras: de carro, a pé, de bicicleta ou ainda a cavalo. Algumas agências turísticas encontradas nas principais cidades costumam alugar veículos 4X4, indicados especialmente para quem vai explorar trajetos de difícil acesso e com estrada de terra. Toda a Estrada Real está sinalizada, com mais de 700 placas e quase mil marcos ao longo do seu eixo principal. Para se localizar, porém, a dica é acessar o site Instituto Estrada Real, onde tem informações valiosas para quem quer percorrer este pedacinho do passado ainda muito bem preservado no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário