sábado, 25 de abril de 2015

10 Patrimônios da Humanidade para visitar no Brasil


10 Patrimônios da Humanidade para visitar no Brasil
sábado, 28 março 2015
Conheça 10 patrimônios da humanidade no Brasil e descubra que não é preciso ir muito longe pra visitar lugares incríveis!

Se você já é um apaixonado pelo Brasil, hoje mostramos outros 10 motivos pra amar ainda mais o país e querer conhecê-lo de ponta a ponta! 

Você não precisa ir muito longe para conhecer lugares incríveis, isso você já sabe. E que é possível fazer viagens maravilhosas e muito prazerosas dentro país, também já é de seu conhecimento. Você também sabe que existem muitos lugares brasileiros tombados como Patrimônios da Humanidade, título que revela quão importante e valioso é determinado cenário, não apenas para o local onde está inserido, como também para o mundo. Mas, onde ficam estes lugares? E o que eles representam? Conheça agora dez deles, e monte um roteiro todo especial para conhecer patrimônios da humanidade, sem ter que viajar para o exterior para isso. Olha!
1. Ouro Preto – MG
Declarado como bem cultural e tombado como patrimônio da humanidade no ano de 1980, a cidade de Ouro Preto é uma aula de história, por si só. Seu conjunto de igrejas é um dos mais bonitos do país e é garantia de verdadeiras viagens no tempo, através das quais será possível conhecer diferentes estilos arquitetônicos e obras de arte de valor inestimável. Além dos passeios históricos, a cidade é dona de um cenário cultural único, o que pode facilmente ser sentido em seus cafés e espaços dedicados à divulgação da cultura local.
2. Centro Histórico de Olinda – PE
O próprio nome já diz muito sobre esta cidade pernambucana, que fica ao lado de Recife. Fundada no ano de 1535, é dona de antigas construções, testemunhas de importantes capítulos históricos da região nordestina como um todo. Muitos dos seus prédios foram restaurados, garantindo um colorido todo especial ao destino que foi tombado como patrimônio da humanidade em 1982.
3. São Miguel das Missões – RS
Os jesuítas foram protagonistas de uma das épocas mais relevantes para a história brasileira, e deixaram uma herança cultural na região sul do país. Ali ficam as ruínas de igrejas, cemitérios e outras construções erguidas durante os séculos 17 e 18, período em que ocorreram as últimas missões jesuíticas no Brasil. Trata-se de um bem cultural compartilhado com a Argentina, já que essas obras foram erguidas em território guarani, na fronteira entre os dois países.
4. Centro Histórico de Salvador – BA
Salvador foi a primeira capital brasileira e por isso é uma das cidades mais importantes para quem quer conhecer melhor a história do país. O título de patrimônio da humanidade foi concedido em 1985, como reconhecimento da preservação de seu centro histórico, onde há muitas construções renascentistas, boa parte bem conservada. O colorido de seus casarões antigos é outro elemento que fascina os visitantes, que podem e devem se perder entre as ruas da Cidade Velha e descobrir uma nova preciosidade cultural a cada esquina.
Passagens aéreas para Salvador
5. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – MG
Aleijadinho foi um importante escultor, entalhador e arquiteto, que viveu durante a colonização do Brasil e que foi responsável por criar diversas obras de arte sacra, inspiradas no estilo barroco. Seu principal trabalho pertence à cidade de Congonhas, em Minas Gerais, e é conhecido hoje como o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. É um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas que representam os doze profetas, e que nos dias hoje fascinam os visitantes. E engana-se quem acredita que apenas religiosos se interessam pelo monumento. A genialidade da obra é tanta, que ela faz brilhar também os olhos dos apaixonados por arquitetura e história.
6. Parque Nacional do Iguaçu – PR
Recentemente eleitas como uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, tombado como bem natural da humanidade ainda na década de 80. Além de admirar a beleza deste imenso conjunto de quedas d’água, o visitante que percorre o parque entra em contato com animais, aves e plantas de diferentes espécies, podendo ainda praticar diferentes atividades em meio à natureza.  
Voos para Foz do Iguaçu

7. Pantanal – MS/MT
Outro bem natural encontrado em território brasileiro, o pantanal é apenas um dos muitos cenários de beleza deslumbrante que pertencem ao Brasil. A região abriga um dos ecossistemas de umidade de água doce mais vastos do mundo e sua fauna e flora são extremamente ricas em diversidade. Foi tombado como patrimônio da humanidade em 2000, sendo que muito antes disso, já era responsável por despertar o interesse dos viajantes em busca de aventura em meio a belas paisagens.
8. Fernando de Noronha – PE
Junto com o Atol das Rocas, o arquipélago de Fernando de Noronha é uma das ilhas atlânticas, consideradas como bem natural da humanidade desde 2001. Definido como um pedaço do paraíso na terra, é o destino perfeito para os apaixonados por praias, agradando ainda os que viajam com o intuito de explorar, de forma consciente, cenários naturais. Graças à proteção ambiental que cerca todas as ilhas, as atividades ali realizadas são todas ecologicamente corretas, medida que ajuda manter a salvo a beleza deslumbrante da região.
Voos para Fernando de Noronha
9. Costa do Descobrimento – BA e ES
 
As reservas da Costa do Descobrimento estão situadas na Bahia e Espírito Santo e compreendem 8 zonas protegidas, separadas entre si. Passa por cidades como Porto Seguro, Trancoso e Linhares, onde é possível encontrar não apenas importantes áreas protegidas da Mata Atlântica, como também construções históricas de valor único para o cenário cultural do país. A maior preciosidade são as ruínas da primeira igreja do Brasil, localizadas no topo de uma falésia ao norte de Porto Seguro.
10. Paisagem cultural do Rio de Janeiro – RJ
A mais nova inscrição feita pela Unesco no Brasil, o Rio de Janeiro foi considerado como bem cultural da humanidade, em 2012. O título é resultado de um estudo minucioso do Iphan, durante o qual foi avaliada a forma criativa com que o carioca se adaptou aos elementos naturais que inspiraram o desenvolvimento urbano da cidade. A classificação inclui o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado e as montanhas em torno da Baía de Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário