quarta-feira, 10 de julho de 2013

LUTA! ... VIVE! ... MANDELA! ... UM NELSON AFRICANO!

ESPAÇO DO LEITOR
Vieirinha....email





A História da Humanidade está triste! Viva Nelson Mandela! Grita o Negro! Grita o Branco! Chora o Negro! Chora o Branco! Mas nesse momento Mandela, força !!! Você é o maior símbolo vivo da resistência, porque está cumprida a sua missão na terra. Mandela nasceu pra morrer dentro da liberdade. Grande homem isolado na prisão, há anos pela covardia dos desumanos que se escondem feito almas irracionais dentro de corpos humanos.

Os fracos e os covardes vivem do poder pra se manifestar e os fortes como Nelson Mandela apesar de por muitas vezes tentarem arrancar o seu nome de herói dos braços do povo sofrido, nunca se entregou, nunca negociou a liberdade do seu povo e foi na resistência com muita sofreguidão que ele ensinou ao seu povo que não vale apena ser covarde em troca de migalhas, plantou a coragem e regou a mudança de comportamento de africanos que nunca deixaram de acreditar na esperança de ser reconhecido no mundo todo como gente, apesar de todo o preconceito e discriminação sofrida imposta pela apartheid. Obrigado Mandela, pois foi também contigo que aprendi que ser livre, é uma busca constante e interminável dentro da gente e que devemos enfrentar tudo e a todos pra vencer as demandas que atravessam em nossos caminhos. Aqui em Campos dos Goytacazes, a única Alma materializada, a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, que representava com referência, a continuidade no processo de libertação dos nossos irmãos afrodescendentes, infelizmente morreu, mas vc Mandela, sempre viverá. Mas com certeza, foi em pessoas como você, que Projetos como a Fundação Zumbi, teve a inspiração de ser criada, pois o corpo foi sepultado, mas a alma vai continuar viva dentro de nós. Viva Zumbi! Viva Nelson Mandela!

Mandela, vc sempre será uma referência imortal dentro dos nossos propósitos, para que nós negros possamos remendar a nossa história que a todo o instante, é rasgada pra esconder a nossa memória. Esta memória que fica foragida, querendo encontrar a alforria do nosso povo que ainda não chegou aos corações dos homens e Deus é testemunha disso. Não adianta, socialmente, culturalmente e politicamente, mas com o seu aprendizado Nelson Mandela, estaremos sempre de olhos abertos, por mais que nos amarrem, por mais que nos ceguem, mas nunca conseguirão ter o controle dos olhos da nossa alma, pois ela anda encontra o alimento para que possamos continuar a ter força pra sempre estarmos escrevendo novas histórias iguais a sua história de vida, velho negro afro Mandela, um homem santo porque sofreu pelo seu povo, ensinando que o sofrimento aprimora a vontade de redescobrir uma nova vida, feito água que nasce da fonte a cada dia passando pelos mesmos lugares, mas transformando e renovando esperanças.

Foi através de referências como você, é que o mundo e o nosso país tiveram a coragem de eleger por duas vezes o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América e o primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, isso significa que houve um avanço no comportamento da humanidade. Precisamos reciclar a nossa consciência e adubar o nosso amor pela vida.


AGORA VELHO MANDELA! A SUA LUTA CONTINUA COM DEUS! PORQUE A SUA VIDA E A SUA HISTÓRIA FICARÁ PRA SEMPRE PRA TODOS... ATÉ PARA OS QUE NÃO LIGAM PRA NOSSA HISTÓRIA.

.

João Damásio (ativista do movimento negro, cantor e compositor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário