A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, responsável pela construção e exploração da infraestrutura ferroviária do país, praticamente duplicou os investimentos neste ano. As aplicações da unidade chegaram a R$ 664,6 milhões entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período de 2012, apenas R$ 333,2 milhões haviam sido desembolsados, valor 50% menor.
Além do aumento em relação ao ano passado, o montante aplicado pela Valec representa 44% do total de R$ 1,5 bilhão autorizados para este ano. Segundo a empresa pública, no que diz respeito à execução orçamentária de 2013, os investimentos sofreram tamanho acréscimo devido, principalmente, ao desempenho das obras.
Na extensão sul da Ferrovia Norte-Sul em construção, por exemplo, a VALEC concluiu as sondagens necessárias ao cumprimento do Acórdão do TCU e eliminou praticamente todos os gargalos de desapropriação. “Os cinco lotes dispõem de cronogramas executivos com metas de desempenho mensais para conclusão do empreendimento até julho de 2014”, afirma a Valec. Ao todo, R$ 658,7 milhões estão previstos para construção e manutenção da Ferrovia Norte-Sul, dos quais R$ 383,5 milhões foram desembolsados até junho.
Já na Ferrovia de Integração Oeste-Leste, para qual está previsto orçamento de R$ 657 milhões, todo o segmento Ilheus-Caetité se encontra em execução, com nível de desempenho mensal seguindo o cronograma físico planejado. A expectativa de conclusão é dezembro de 2014. No segmento Caetité-Barreiras são concentrados investimentos para atendimento às determinações do TCU e posterior liberação das obras.
De acordo com a Valec, no que concerne aos projetos das Ferrovias, a empresa vem tomando iniciativas para atender às recomendações dos órgãos de controle externo e proceder às revisões necessárias. “Na Ferrovia Norte Sul, Extensão Sul, os lotes 1 ,2, 4 e 5 têm seus projetos executivos devidamente aprovados. No Lote 3, o projeto executivo se encontra em fase de elaboração”, explica a Pasta. Na Ferrovia de Integração Oeste-Leste, os lotes 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 estão com os projetos executivos também aprovados, restando pendente apenas o Lote 5A, que se encontra em fase de análise pela Superintendência de Projetos.
No ano passado, o menor desempenho da empresa em 2012 se deve ao fato de que todos os processos de licitação e contratação foram suspensos por vários meses, quando ocorreu a chamada crise no Ministério dos Transportes. Além disso, houve a necessidade de revisão de vários trechos dos projetos que estavam em andamento e de alteração de novos projetos, fazendo com que o ritmo das obras sofresse desaceleração ou paralisações por algum tempo.
Em 2011, o então presidente da Valec, José Francisco das Neves, o "Juquinha", foi afastado da empresa após denúncias de irregularidades. Em dezembro do ano passado, a Justiça Federal decretou a indisponibilidade de bens de Juquinha, por suposta fraude de R$ 71 milhões em contrato para a construção da ferrovia Norte-Sul firmado pela estatal.
Na época, a Valec informou que os setores mais prejudicados, no entanto, foram os relativos às obras complementares e contratação dos empreendimentos relativos aos pátios multimodais no trecho Palmas, no Tocantins, a Anápolis, em Goiás, no trecho Ilhéus a Caetité, na Bahia, parte das obras da Ferrovia Oeste-Leste, além do trecho de Caetité a Barreiras, também no Estado da Bahia, que precisou de completa reformulação devido a problemas de ordem ambiente. Segundo a empresa o projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste também teve que ser reformulado.
Questionada pelo Contas Abertas sobre as medidas tomadas após as denúncias de corrupção, a Valec informou que passa por um processo de profissionalização, por meio da recente realização e contratação de novos profissionais por meio de concurso público. Além disso, ainda ocorre o aprimoramento da gestão por meio da execução de amplo programa de planejamento estratégico que está sendo implantado em todos os setores da empresa.
Contasabertas
|
terça-feira, 23 de julho de 2013
Valec supera denúncias de corrupção e duplica investimentos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário