¶ Bahia 247 - Foi necessário o Brasil sediar uma Copa do Mundo da Fifa para que o lendário metrô de Salvador (aquele que está sendo construído há 14 anos e só tem metade do primeiro trecho pronto) entrasse em funcionamento. O cidadão soteropolitano não acredita que ele funcione de fato, mas o governador Jaques Wagner (PT) garante operação do sistema de transporte público de massa, que terá só seis quilômetros de extensão por ora.
Wagner fez evento nesta quarta-feira para apresentar a 'operação especial de mobilidade' montada para garantir que baianos e turistas circulem pela capital e tenham acesso às áreas de pontos turísticos, aeroporto, hotéis e à Arena Fonte Nova.
O plano inclui o início da operação do metrô, criação de linhas especiais de ônibus, uma rota especial destinada aos pedestres, do Centro Histórico até o estádio, além de monitoramento de estradas e de outros pontos de acesso à cidade, como a rodoviária e o porto.
O planejamento é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Polícia Militar, com a prefeitura de Salvador.
No dia 11 de junho, o metrô de Salvador, que foi passado para responsabilidade do Estado em 2013, começará a funcionar, em operação assistida, com linha expressa, que sai da estação do Acesso Norte e chega à do Campo da Pólvora, em horários específicos e atenderá a torcedores que tiverem ingresso. Mas esse é o detalhe. O cidadão que não tiver ingresso em dia de jogo não poderá usar o metrô.
Como a rota fica dentro de perímetro monitorado pela Fifa, só terão acesso ao metrô os ônibus e vans credenciados que estiverem fazendo o transporte de pessoas para os jogos. No período da Copa que não houver jogos em Salvador, o acesso ao metrô será livre para toda a população, no meio da manhã e meio da tarde, fora do horário de pico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário