segunda-feira, 10 de junho de 2013

ELEICÕES DO PT : Sonho de Caetano para 2014 foi sepultado

ESPAÇO DO LEITOR
Vieirinha....email

Indicação de Rui esconde golpe ‘governista’ na militância do PT. Sonho de Caetano para 2014 também foi sepultado

    
 
   

balanca

J. Britto –
As plenárias realizadas nesse fim de semana por três importantes correntes internas do PT baiano (EPS, Reencantar e CNB), serviram para referendar as indicações do ex-sindicalista Everaldo Anunciação (ligado ao deputado federal Josias Gomes) à presidência do partido no Estado e do secretário da Casa Civil, Rui Costa (pupilo de Wagner), como pré-candidato ao governo em 2014. De quebra, o resultado desse encontro, ajudou a jogar uma pá de cal nas pretensões do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que também cobiçava a indicação do partido para concorrer à sucessão de Wagner.
Caetano, que tinha na EPS (Esquerda Popular e Socialista) a principal base de apoio ao seu nome, agora enxerga muito mais distante a possibilidade de disputar a eleição majoritária, mas deve continuar ‘jogando para a torcida’. Ou seja, sustentando a ideia de que a pré-candidatura ainda é pra valer e continuando seu périplo, pelo menos, até novembro, quando as coisas se definem internamente no PT com as eleições para a direção estadual. Experiente, o ex-prefeito de Camaçari, mesmo sabendo que o único caminho que lhe resta para voltar a exercer um mandato é a disputa por uma vaga na Câmara Federal, quer valorizar ainda mais o seu passe e barganhar uma retirada vantajosa do seu nome.
E os problemas enfrentados por Caetano vão se acumulando. Apesar da notável habilidade e o oportunismo que marcam a sua trajetória política, o ex-prefeito já não consegue esconder o desgaste na relação com o atual prefeito de Camaçari, Ademar Delgado. Mesmo tendo sido eleito com o prestígio e os votos de Caetano, Ademar suspendeu a ‘lua-de-mel’. Já ensaia os primeiros passos de independência e tenta moldar a administração à sua maneira, cortando alguns privilégios da turma “caetanista”. Há quem afirme que o atual prefeito já incorporou firmemente a ideia de que deve trabalhar para fazer um governo de oito anos, o que certamente não agrada nem a Caetano nem à sua esposa Luiza Maia, atualmente deputada estadual, mas sonhando com a prefeitura em 2016.
Voltando ao encontro das tendências petistas e o apoio ao super-secretário Rui Costa, é possível vislumbrar nas entrelinhas de que tudo pode não ter passado de um grande jogo de cena, articulado entre os conhecidos “capas-pretas” dessas organizações em conluio com o atual inquilino do Palácio de Ondina. Uma troca: as três tendências – que representariam cerca de 70% dos convencionais – fecham com Rui Costa para o governo, e, em contrapartida, recebem a benção de Wagner ao candidato escolhido por elas para dirigir o PT. E, assim, o governador tendo conseguido fazer com que o seu “afilhado” seja o pré-candidato petista à sua sucessão, teria caminho livre para negociar a cabeça-de-chapa, mantendo ou não Rui Costa. Tudo a depender das negociações com os partidos da base.
Mas, a decisão de apoio a Rui não encontra respaldo em setores importantes do partido na Bahia, interessaria mais aos objetivos dos partidos da base. Desconhecido do eleitorado e sem o carisma necessário para ser o candidato petista, Rui Costa é o candidato da máquina apenas para vencer as prévias do PT e faz parte da estratégia de Wagner para entregar o governo a Otto Alencar e facilitar uma possível aliança – quem diria! – com ACM Neto e outros expoentes do neo-carlismo. Há quem aposte que o único nome capaz de barrar essa estratégia suicida seria o  senador Walter Pinheiro. Confortável em seu mandato de oito anos na Câmara Alta, com interesses e cargos importantes no governo, Pinheiro e a tendência a que pertence – a Democracia Socialista – dificilmente indispor-se-ão com Wagner.
Ao concertar alianças com os inimigos históricos da democracia e do povo baiano, o governo sinaliza que não precisa mais da militância petista para atingir seus objetivos. Os militantes do PT, que oxigenam o debate interno e ainda acreditam serem a força propulsora do partido, que se preparem para mais um duro golpe.
wagnr-everaldo
Politicabaiana
wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário