terça-feira, 4 de junho de 2013

MARINHA: Operação “Ágata 7”

Operação “Ágata 7” - Marinha do Brasil protegendo nossas fronteiras

 
Fuzileiros navais no oeste paraense
 
Seja na água, por terra ou no mar. A participação da Marinha do Brasil, durante a Operação “Ágata 7”, tem mostrado significativos resultados quando a ordem é “proteger nossas fronteiras”. Com o emprego de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, esta Força visa coibir e reprimir crimes transfronteiriços e ambientais, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), atuando há 14 dias, em conjunto com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e demais órgãos federais.
No sul do País
O Comando do 5º Distrito Naval atua nas atividades de inspeção naval e ação de presença com os destacamentos de fuzileiros navais, uma aeronave e duas embarcações que fiscalizam constantemente áreas estratégicas na região. Em paralelo com as atividades operativas, a Marinha promove, ainda, Ações Cívico-Sociais (ACISO), proporcionando atendimentos de saúde à população carente, bem como atividades em prol da sociedade.
Em Foz do Iguaçu (PR), a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) iniciou uma reforma no prédio que será sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
No Chuí (RS), um mutirão social e do trabalho foi realizado, em conjunto com o exército, que proporcionaram, aos moradores locais, atendimento médico, exames e orientações odontológicas. Cerca de 1.200 pessoas foram atendidas.
Na área marítima, o Navio-Patrulha “Babitonga” inspecionou mais de 74 embarcações e apreensão de mais de 40 toneladas de pescado. A aeronave da Marinha do Brasil, UH-12 “Esquilo”, além de ser utilizada durante a patrulha naval, atua em missões de socorro, salvamento e evacuação aeromédica.
No Centro-Oeste do Brasil
O Comando do 6º Distrito Naval, desde o início da “Ágata 7”, realiza ativamente ACISO em creches e escolas, nas cidades de Corumbá e Ladário (MS). No total, quatro instituições foram beneficiadas e duas foram prontificadas.
Cerca de 60 militares, sob a supervisão de engenheiros da Marinha, realizam essas manutenções nos telhados e forros dessas instituições, além de troca de portas, reparos hidráulicos e elétricos, pintura e outros serviços.
As fiscalizações, inspeção e patrulha naval também estão intensificadas na região, com a atuação de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais em diversas áreas da região sul-mato-grossense.


Solenidade de entrega da Escola Municipal Delcídio do AmaralA região norte do País
Os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH), conhecidos “Navios da Esperança”, levam às populações ribeirinhas, do norte do País, a atenção necessária à saúde e ao bem-estar. Os militares da Marinha chegam a lugares de difícil acesso e recebem em troca a gratidão de diversas comunidades.
O NAsH “Doutor Montenegro”, em conjunto com o Exército e a Força Aérea, realizaram Ações Cívico-Sociais (ACISO) e distribuíram mais de 32 mil medicamentos e três mil kits odontológicos. O NAsH disponibiliza, ainda, um mamógrafo para exames preventivos e diagnósticos de câncer.
O NAsH “Soares de Meirelles” além de realizar atendimentos gerais, conta com as especialidades de pediatria e ginecologia, realizanso 200 atendimentos médicos e 40 atendimento odontológicos diariamente.
O Navio “Oswaldo Cruz” realiza ACISO nas regiões ribeirinhas e, também, trabalha, em conjunto com as aeronaves da Marinha, em adestramentos de equipes de manobra e crache, bem como da estação de manobra e do controle de avarias.
Nas fiscalizações, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”, diariamente, realiza patrulha naval durante a Operação “Ágata 7”.


Equipe de manobra e crache realiza remoção do paciente em direção à enfermaria de combate
Marmil
wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário