terça-feira, 11 de junho de 2013

Perfil dos refugiados no Brasil é tema de evento no Ipea



Objetivo é discutir levantamento sobre a situação dos refugiados, solicitantes de refúgio e apátridas que vivem no país
Um estudo coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai traçar o perfil dos refugiados, solicitantes de refúgio e apátridas - pessoas sem qualquer nacionalidade reconhecida - que vivem no Brasil. A forma como se dará o levantamento da pesquisa será apresentada no dia 11 de junho, durante a palestra Perfil dos refugiados no Brasil, a partir das 13h, na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do 16º andar).

De acordo com o coordenador da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (COBRADI) no Instituto, João Brígido Bezerra Lima, o evento tem como objetivo discutir a fase inicial do levantamento das informações constantes nos processos de aceitação dos pedidos de refúgio no período de 1998 a 2013. A ideia é verificar aspectos como locais onde moram, áreas de atuação, impacto econômico de suas atividades no desenvolvimento brasileiro e contribuição cultural e social.

O perfil sociodemográfico dos refugiados é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ipea, o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) e o Comitê Nacional de Refugiados (CONARE). “A pesquisa é inédita e assume grande importância para o aperfeiçoamento das políticas públicas de recepção, apoio, proteção e inserção dessas pessoas na sociedade brasileira”, destacou Brígido.
Vinte alunos da Universidade Católica de Brasília participarão dessa fase inicial como voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário