quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fux no STF — “Com apoio do Delfim Netto e do MST”, segundo Lula

 

A presidente Dilma Rousseff finalmente nomeou o 11º membro do Supremo Tribunal Federal. A vaga está aberta desde agosto do ano passado, com a aposentadoria do ministro Eros Grau, o que, obviamente, é um absurdo. Dilma indicou para o cargo o ministro Luiz Fux, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), de 57 anos. Ouvi juristas a respeito. Acham que, dadas as alternativas, a escolha é boa. Do ponto de vista estritamente técnico, a maioria teria ficado com Teori Albino Zavascki, também do STJ, mas ninguém repudia a indicação.
Ao contrário: consideram Fux competente e um bom doutrinador na área de Direito Civil. Ele presidiu, aliás, a Comissão de Juristas que propôs a reforma do Código de Processo Civil. Temia-se uma escolha puramente partidária, o que, avaliam, não aconteceu.
O próprio Lula chegou a pensar no nome de Fux algumas vezes. Com interlocutores, chegou a comentar que o agora ministro indicado contava com a simpatia tanto de Delfim Netto como do MST. Será que isso quer dizer alguma coisa ou é só umas das bobagens de Lula?  O tempo vai tirar essa dúvida.
A depender do andamento das coisas, pode ser Fux a decidir se o criminoso Cesare Battisti fica ou não no Brasil. Vamos ver. Um bom teste, não é mesmo?
Por Reinaldo Azevedo
mais wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário