sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O QUE É QUE A BAHIA TEM?

Em recente visita à Bahia, passei férias na capital metropolitana, Salvador e, obviamente, fiquei encantada com as belezas naturais e culturais.
As praias da capital são um atrativo a parte. Além de serem ótimas opções de lazer, deixam a cidade mais bela com sua água límpida e transparente. As ilhas de Itaparica e dos Frades são paraísos na Terra.
É impossível não citar os valores históricos e culturais da cidade. O Farol da Barra, onde está instalado o Museu Naútico, que abriga parte da nossa história, e até hoje, com toda tecnologia, é usado pela Marinha do Brasil. O Pelourinho, berço de cultura, de arte e de histórias das primeiras épocas do nosso país. Igrejas que abrigam ouro e sofrimento, visto que muitas têm calabouços que eram usados para conferir aos escravos tratamentos desumanos.
" Realmente, a capital da Bahia tem muitas belezas, mas tem também muitas tristezas. O que me deixou mais indignada foi a desigualdade social "

Não vi nada do que o preconceito de grande parte das pessoas insiste em dizer. Dizem que o baiano é preguiçoso e vive em festa. Eu só vi gente trabalhadora, gente que vê oportunidades de trabalho em tudo. Vi muitos artistas: rendeiras, pintores, dançarinos, músicos. Vi artistas da vida, pessoas que fazem da areia, da calçada, das ruas um palco para ganhar a vida com honestidade.
Realmente, a capital da Bahia tem muitas belezas, mas tem muitas tristezas. O que me deixou mais indignada foi a desigualdade social. Quantas crianças trabalhando, trabalhando mesmo. Carregando peso, vendendo acarajé, servindo pessoas.E muitos, muitos moradores de rua.
Vi também muita desigualdade racial. Desde o hotel em que me hospedei até os lugares onde eu ia fazer refeições e compras, percebi que a massa de trabalhadores era composta de negros. Percebi também que quem é branco, na Bahia, detém o poder mesmo. Vi muita exploração. Em alguns estabelecimentos, vi que havia dois funcionários que exerciam a funções de caixa, garçom, auxiliar de limpeza. Observei o comportamento de algumas pessoas de cor branca em alguns restaurantes, agiam como se a mão de obra fosse "escrava". Seria um resquício da escravidão? Observei que a memória coletiva atua fortemente em Salvador, as pessoas reproduzem comportamentos escravocratas e (nem) percebem.
" Visitar Salvador é ver o que a Bahia tem e refletir sobre o que ela não tem. "

Diante de tais fatos, questionei: O que é que a Bahia tem? A Bahia tem belezas naturais, história, arte, cultura, trabalho. Mas a Bahia também tem uma carga de desigualdade proveniente de épocas remotas. Não se pode deixar que a musicalidade e a beleza da Bahia nos deixem esquecer de que lá vivem pessoas e que pessoas precisam do mínimo de igualdade e de justiça.
Visitar Salvador é ver o que a Bahia tem e refletir sobre o que ela não tem.
Fonte = o globo
mais wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário