quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Infraero acelera investimentos e bate novo recorde em 2012

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pelos principais aeroportos do país, investiu R$ 1,4 bilhão em 2012, o equivalente a 79,7% dos R$ 1,7 bilhão previsto. O valor representa recorde de investimentos desde, pelo menos 2000.
Veja tabela aqui.
Em resposta ao Contas Abertas, a Infraero informou que com esses investimentos foi possível viabilizar diversas ações visando à ampliação da infraestrutura aeroportuária, bem como a melhoria dos serviços prestados. “Esse investimento recorde foi possível devido à conclusão de diversos processos de contratação de grandes obras iniciados em 2011, e cuja execução teve início em 2012”, explica.
Questionada sobre a verba autorizada e não executada, a empresa alegou que houve alguns atrasos nos processos de contratação provenientes de recursos administrativos e de condições climáticas adversas, dentre outros.
Os investimentos da empresa foram alavancados nos últimos dois meses do ano. Enquanto de janeiro a outubro foram investidos R$ 785,1 milhões, apenas nos meses de novembro e dezembro, a estatal desembolsou R$ 592,3 milhões.
A Infraero explicou que, historicamente, a maior parte da execução dos investimentos em infraestrutura aeroportuária ocorre no segundo semestre do ano. “No último bimestre de 2012, foram realizados os depósitos judiciais dos processos expropriatórios de indenização de Campinas; obra de reforma e ampliação do Aeroporto de Manaus; reforma e ampliação dos terminais de passageiros de Confins e Galeão; aquisição de equipamentos de raio-x, pátio e pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; aquisição de longarinas para vários aeroportos, dentre outros”, conclui.
De acordo com a empresa, em 2012 os aeroportos administrados pela Infraero nas cinco regiões do país receberam investimentos para ampliar o conforto e a segurança aos passageiros e usuários. Os destaques foram para os serviços de construção, reforma e ampliação de terminais de passageiros, instalação de módulos operacionais e melhorias em pistas. Além de grandes obras, a estatal também investiu na aquisição de mobiliário para salas de embarque e desembarque, sistemas de segurança e vigilância, veículos operacionais, equipamentos de navegação aérea, painéis informativos de voos, esteiras de bagagens, balcões de check-in, entre outros itens.
No ano passado, foram concluídas e entregues as obras de reforma do corpo central do terminal de passageiros e módulo operacional 2 do Aeroporto de Brasília; os módulos operacionais dos Aeroportos de Campinas, Cuiabá e Porto Alegre; a restauração da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Curitiba; a terraplenagem do terminal de passageiros 3 e implantação do terminal de passageiros remoto de Guarulhos, dentre outros.
Aeroportos da Copa de 2014
Do total orçado para a Infraero, 51%, o equivalente a R$ 886 milhões, foi destinado para aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Durante o exercício 79% do total previsto foi executado, o equivalente a R$ 702,4 milhões. Porém, há os dois extremos na aplicação.
Por um lado nas obras de adequação do Aeroporto Internacional de Salvador (BA), construção do Sistema de Pista, Pátio e Acessos do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) e adequação do Aeroporto Internacional de Congonhas (SP) foram aplicados mais de 99% dos recursos previstos. Ao todo, essas ações somaram R$ 109,7 milhões.
Na outra ponta, no entanto, na construção da Torre de Controle no Aeroporto Internacional de Congonhas (SP), por exemplo, apenas 1,8% dos R$ 2,2 milhões autorizados para a ação foram efetivamente executados. A obra de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros e do Sistema de Pistas e Pátios do Aeroporto do Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ) também não obteve bom desempenho em 2012. Dos R$ 9,1 milhões dotados, apenas 7,7%, ou R$ 709 mil foram executados.

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