sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EXCLUSIVO : Site lista os países 'mais bêbados'

 

 
 

  


Consumo de cerveja na Alemanha / Foto: Reuters
O site "Guyism" listou os países mais "bêbados" do planeta. Entre os nove que mais consomem bebida alcoólica no mundo, destaque para os representantes do antigo bloco comunista.
1 - República Tcheca

Os tchecos lideram o ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumo de cerveja per capita. Eles são conhecidos como os Reis da Cerveja. A cerveja pilsen é originária de Plzen, a quarta maior cidade da República Tcheca. Além das marcas mais famosas, cervejarias artesanais se espalham pela antiga nação comunista.

2 - Moldávia

Se a República Tcheca lidera no consumo de cerveja, a Moldávia está na frente no consumo total de bebida alcoólica, segundo a OMS. A ex-república soviética encravada entre a Transilvânia e a Ucrânia registra alto índice de adolescentes alcoólatras.

3 - Rússia

A Rússia, coração da União Soviética, lidera o ranking de consumo de vodca per capita (incluindo idosos e crianças): 18 litros. Isto corresponde a mais de 2 bilhões de litros de vodca descendo goela abaixo da população todo ano. O frio e a opressão do regime soviético são apontados como os culpados. Problemas de saúde relacionados ao fígado alarmam médicos e autoridades. Grande parte dos russos começa a beber aos 11 anos.
Vodca russa vendida em supermercado / Foto: Reuters
4 - Alemanha

Beber cerveja na Alemanha é um hobby e uma característica cultural. Se o país perde o título de consumo per capita para a República Tcheca, se forem analisadas as cidades separadamente, a campeã é a alemã Bamberg. A Alemanha também abriga o maior festival de cerveja do planeta, a Oktoberfest, em Munique.
Cena da Oktoberfest em Munique neste ano / Foto: AP
5 - Coreia do Sul

Sim, Coreia do Sul! A capital, Seul, e os seus arredores têm um dos maiores níveis de consumo de bebida alcoólica do mundo, de vodca a rum, passando por grande quantidade de cerveja. Seria isso provocado pela constante tensão com os vizinhos comunistas do Norte?

6 - Hungria

A população do país do Leste Europeu não tem uma bebida preferida. Traçam tudo: cerveja, vodca, vinho, uísque... Isto põe a Hungria no terceiro lugar no ranking de maiores consumidores de álcool per capita, pelos números da OMS.

7 - Vaticano

Não se surpreenda. De acordo com o site "wineinstitute.org", o Vaticano é o maior consumidor de vinho per capita no planeta. Entendeu?
Garrafas de 'Vinum Benedictum', da cidade bávara de Hammelburg, escolhido pelo Papa Bento XVI / Foto: Reuters
8 - Irlanda
Estereótipos não são à toa. A população da Irlanda, lar da famosa cerveja Guinness, tem fama de beberrona. E é mesmo. O país está sempre no top 5 dos países que mais bebem no planeta. Mais: Boston, cidade fortemente marcada pela colonização irlandesa, é a que mais bebe nos EUA. Coincidência?

9 - Ucrânia

Da família soviética liderada pela Rússia, a Ucrânia é uma das que mais se destacam no consumo de vodca: 3º lugar no ranking mundial.
Por Fernando Moreira
wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário