domingo, 19 de dezembro de 2010

Zé Dirceu nas garras do Wikileaks

Dirceu e Lula na solenidade de quarta-feira, 15, no Palácio do Planalto
O escritor Paulo Coelho acaba de postar em seu blog que o ex-ministro Zé Dirceu foi, digamos, captado pelo site WikiLeaks em telegramas da embaixada americana.
O mago almoçou com Dirceu hoje e revela os detalhes e as respostas do líder petista às indagações de um repórter que o entrevistou sobre as revelações do site de Julian Assange. Escreve Coelho:
“Peguei um caderno que sempre carrego gomigo ( Moleskine, tradição de escritor) e comecei a anotar nossa conversa. Abaixo o que está nos telegramas e o verdadeiro conteúdo das conversas, segundo José Dirceu.
A] são vários telegramas, porque são vários interlocutores
B] Em um deles, em churrasco na sua casa em Vinhedo, o ex-funcionario do Departamento de Estado Bill Perry, comenta sobre eleições no Brasil. Zé e Bill conversam durante toda a tarde, sobre uma infinidade de assuntos. No telegrama enviado ao Depto. De Estado, a conversa foi resumida nos seguintes items:
1] que Zé tinha feito Caixa 2 (segundo Dirceu, uma conclusão do interlocutor )
2] que não falou de reforma política ( segundo Dirceu, foi um dos assuntos dominantes).
C] O mesmo Bill Perry, na apartamento funcional de José Dirceu em Brasília, teve outra longa conversa, que resumiu em algo como “José Dirceu afirmou que Lula não seria candidato a um segundo turno, já que achava que iria perder as eleições”. Dirceu afirma que tudo que fez foi traçar os cenários que a oposição estava desejando naquele momento.
D] Em outro cabo, o então embaixador americano (aqui não me lembro o nome) relata conversas com Dirceu sobre a ALCA, mas se limita a dizer aquilo que lhe interessa. Todas as explicações dadas por Dirceu – posição do governo brasileiro e do PT sobre a inviabilidade da ALCA – se resumiu a uma referencia no telegrama, sobre a concordancia do Brasil de um novo encontro a respeito.
E] Ainda o embaixador americano na época: Dirceu defenda a posição da Venezuela e do governo Chavez, mas o embaixador resume toda a conversa em uma opinião de Dirceu – que o Chavez devia se concentrar nas questões economicas do país e não em um conflito com os EUA.”
mais wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário