terça-feira, 24 de maio de 2011

Declarações de Yulo à TB acirram ânimos na AL

As declarações do líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Yulo Oiticica, em entrevista exclusiva à Tribuna ontem, balançaram as relações políticas dentro do Legislativo estadual e foram destaque na sessão de ontem no parlamento, despertando, inclusive, fortes reações de deputados ligados a todas as forças da Casa.
Na ocasião, o petista, questionado sobre a possível insatisfação do presidente da Casa, Marcelo Nilo, com os critérios adotados pelo secretário de Relações Institucionais Cézar Lisboa, no que diz respeito à distribuição de cargos no governo, afirmou  que: “Nilo é apenas mais um deputado, que nada tem de especial.
É um parlamentar de uma bancada”. O fato serviu de gancho para a oposição fazer jus ao seu papel e não poupar críticas ao integrante do PT, seu principal adversário político. Além dos discursos inflamados, o grupo chegou a convidar o presidente “ofendido” para aderir aos seus quadros.
Em resposta, Yulo, ao mesmo tempo em que procurou amenizar o impacto ao declarar “respeito e admiração” por Nilo e pelo líder da oposição, Reinaldo Braga (PR), ratificou seu posicionamento em todas as respostas, relendo-as em plenário. Segundo ele, os pares devem ter esquecido as “aulas de interpretação de texto”.

O primeiro a se dirigir ao plenário com o intuito de criticar as palavras do líder petista foi o deputado Sandro Régis (PR). “Se o PT acha que o deputado Marcelo Nilo não tem mais serventia, a oposição está de portas abertas. Isso logo com ele que foi o deputado de primeira hora e usou o seu prestígio para segurar o governo”, questionou em tom de ironia.
 Além do republicano, os independentes também reagiram contra. O deputado Carlos Geilson (PTN) fez referência ao ponto da entrevista em que o líder responde e se refere “à compra de deputados”. Segundo Geilson, a frase atingira a todos aqueles que estão migrando para o governo. O deputado Alan Sanches (PMDB) também se pronunciou.
 “Pelo que parece, existe algo pessoal entre Yulo e Nilo, afinal não se trata um presidente de um parlamento, escolhido pelos seus pares, como um deputado qualquer. Dessa maneira ele tira qualquer possibilidade de o PT disputar a presidência da Casa”, lamentou.
 Em defesa do correligionário, o líder do PDT na Casa, deputado Euclides Fernandes, disse que a entrevista causou “estranheza”. “As palavras não retratam a imagem que eu tenho desse nobre deputado (Yulo) que está no quarto mandato”.  RAIO LASER

Nenhum comentário:

Postar um comentário