sábado, 28 de maio de 2011

BARCELONA:Fábrica de cimento abandonada é transformada em residência e escritório de arquitetura

 

 
Parte da estrutura da fábrica de cimento foi mantida na reforma / Foto: Reprodução internet
RIO - Barcelona, 1975. Uma fábrica de cimento abandonada e parcialmente em ruínas é renovada pelo arquiteto Ricardo Boffil. Foram dois anos para que o lugar se transformasse em escritório e residência. Para isso, algumas estruturas foram demolidas, enquanto outras, que estavam escondidas, passaram a ficar expostas. Plantas como eucaliptos, palmeiras, oliveiras e ciprestes foram plantadas na fachada.
Barcelona, 2011. O projeto, de 3.100 metros quadrados de terreno - sendo 500 metros quadros de área construída -, continua a chamar a atenção de curiosos e especialistas por seu design diferenciado.
FOTOGALERIA:Veja os ambientes da casa
De acordo com o portal de design Yatzer, a fábrica de cimento possui 30 silos, grandes janelas em arco e uma qualidade impressionante de luz natural durante o dia, o que faz com que o lugar seja único para viver e trabalhar. Mas possui também elementos absurdos: o arquiteto explorou partes da edificação que remetem ao surrealismo, como escadas que sobem para o nada e elementos que pairam sobre o vazio.
Móveis brancos e tapete monocromático quebram a brutalidade da fábrica / Foto: Repdorução internet
A contradição, a indefinição e a brutalidade original do espaço foram mantidas. No entanto, a delicadeza também se insere no lugar, como no jardim, onde antes havia o pátio da fábrica. Novos espaços foram criados, como salas de jantar e de estar; o quarto e o banheiro; o escritório e a sala de exposições.
A decoração do imóvel, de pé direito altíssimo, se destaca nos ambientes. Na parte residencial, sofás de couro na cor tabaco e poltronas brancas ficam sobre tapetes monocromáticos. A sala de jantar tem mesa de pedra mármore. Já no escritório, longas mesas para conferências, assentos de couro e trabalhos expostos em cavaletes e na parede constroem uma atmosfera que transita entre o despojado e o sofisticado.
Inf. = oglobo
Mais wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário