segunda-feira, 16 de maio de 2011

Farol de Abrolhos completa 150 anos





O Farol de Abrolhos completou 150 anos de instalação no dia 8 de maio. Localizado na Ilha de Santa Bárbara, a maior do Arquipélago de Abrolhos (BA), o Farol foi instalado no ano de 1861, por ordem de D. Pedro II. O propósito foi tornar segura a navegação das embarcações que faziam a rota marítima entre Salvador e os portos do sul do País, tendo em vista o grande perigo que era navegar naquela região. Desde então, tornou-se o sinal náutico mais importante do sul da Bahia, fazendo com que o número de acidentes náuticos na região caísse a quase zero.
O nome Abrolhos decorre do termo “Abra os Olhos”, utilizado pelos navegantes do passado, devido a grande quantidade de perigos submersos. Confeccionado pela fábrica de faróis francesa Barbier, Bernard & Turenne e construído pelos irmãos Miers e Maylor, o Farol de Abrolhos possui uma torre de ferro fundido sobre a rocha, cujo foco luminoso encontra-se a 60 metros do nível do mar, podendo ser avistado do continente. Atualmente, é classificado internacionalmente como Radiofarol, ou seja, além dos lampejos luminosos que o caracterizam como farol, possui, também, equipamentos eletrônicos modernos (DGPS, RACON e NDB), que permitem aos navegantes de grandes embarcações o posicionamento pelo método eletrônico.
Em comemoração à data, o Comando do 2º Distrito Naval, por meio do Serviço de Sinalização Náutica do Leste, programou diversas atividades que, além de marcarem festivamente os 150 anos do Farol, visam  chamar a atenção da população sobre a importância dos faróis brasileiros para a segurança da navegação e para a “Amazônia Azul”.
Dentre as atividades previstas, estão a instalação de uma placa alusiva à data, na torre do Farol de Abrolhos; e a abertura à visitação pública do Farol Garcia D’Ávila, localizado na Praia do Forte, a partir de 21 de maio, e do Farol da Barra, a partir de 17 de maio. Além disso, os dois faróis contarão com a exposição “Luzes da Amazônia Azul”, contendo peças históricas de faróis.

Fonte = Mar mil
Mais =  wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário