terça-feira, 10 de maio de 2011

Presidente da República com mandato mais curto no Brasil

 

Presidente da República com mandato mais curto no Brasil

Apenas três dias no poder, este foi o tempo do mandato mais curto da história do Brasil.


Presidente da República com mandato mais curto no Brasil
Carlos Coimbra da Luz, este é o nome do “Presidente da República com o mandato mais curto” da história do Brasil. Nomeado interinamente presidente da república, ele ficou no posto por apenas três dias, do dia 8 ao dia 11 de novembro de 1955, quando foi deposto por um golpe militar, liderado pelo general Henrique Lott, conhecido como Movimento do dia 11 de novembro.

Por ser presidente da Câmara dos Deputados, Carlos assumiu a presidência da república em função do afastamento, por motivos de saúde, do presidente Café Filho (vice-presidente de Getúlio Vargas, que cometera suicídio no ano anterior). Porém, com o apoio do Partido Social Democrático (PSD), foi declarado seu impeachment no Congresso Nacional, sob acusação de conspiração para não entregar o poder ao presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Carlos estava a bordo do Cruzador Tamandaré para evitar qualquer represália em terra e seguir para Santos, onde seria feita a resistência. O navio foi alvo de disparos pela artilharia do exército, mas não revidou, por solicitação de Carlos Luz. Assim, a presidência foi entregue ao presidente do Senado Federal, Nereu Ramos.

Nascido na cidade mineira de Três Corações, em 4 de agosto de 1894 o presidente por três dias faleceu no Rio de Janeiro em 9 de fevereiro de 1961. Foi delegado de polícia e iniciou sua carreira política como vereador em Leopoldina, cidade em que foi eleito prefeito em 1932 e onde existe uma estátua e uma rua com seu nome. Foi também deputado federal constituinte em 1934 e presidente da Caixa Econômica Federal, entre 1939 e 1945. Depois do Estado Novo filiou-se ao PSD. Foi ministro da Justiça no governo de Eurico Gaspar Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário