terça-feira, 7 de junho de 2011

Queremos nosso BENDEGÓ de volta..

Foto : Luiz Nascimento
Abraçe esse manifesto:
Bendegó é o maior meteorito encontrado em território brasileiro. Sua idade aproximada é de 4,5 milhões de anos, a data da sua entrada na atmosfera terrestre é desconhecida.
É um meteorito de ferro- hexamedrito composto de 92,70 % de ferro, 6,52% de níquel e 0,78% de outros elelmentos. Foi encontrado em 1784 às margens do riacho bendegó, na cidade Monte Santo-Ba. Foi por ordem do Imperador D. Pedro II,transportado para o Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 1888, está fora da Bahia exatos  223 anos.
devolvam nosso Bendegó...
A foto em destaque é uma réplica da original,que está em exposição no Museu Geológico da Bahia. QUEREMOS A VOLTA DO VERDADEIRO, É NOSSO...


:
Muitos habitantes da região ressentem o fato de a Pedra ter sido levado para o Rio de Janeiro. Lê-se no cordel "A Saga da Pedra do Bendegó":

A pedra constituída
De Ferro, Níquel e encanto.
Até o dia de hoje
Provoca tristeza e encanto
Queremos nossa pedra de volta
De volta pro nosso canto.
Se o meteorito estivesse exposto na região onde foi achado - região que se tornou conhecida mais tarde por ser o lugar onde se travou a Guerra de Canudos - isso poderia ser um grande incentivo ao turismo e à economia local.

Accipe quod tuum alterique da suum.
A cada um o que é seu.
Render unto Caesar the things which are Caesar's.
Chacun son dû.
Il faut rendre à César ce qui est à César.
Al ĉiu frato, lian parton.


 Mais =  wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário