As marinhas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai realizaram o exercício “Acrux V”, que tem como objetivo o treinamento em operações fluviais nos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.
O exercício aconteceu na jurisdição do Comando de Área Naval Fluvial, com sede na Base Naval de Zárate, tendo-se delimitado ao Teatro de Operações nas imediações das localidades de Ibicuy, Mazaruca e Estancia La Argentina, na região ribeirinha ao sul da província argentina de Entre Rios.
Pela Marinha Argentina participaram unidades da Esquadrilha de Rios, o patrulheiro ARA Mururate, os navios multifuncionais ARA Ciudad de Zárate e Ciudad de Rosario, a lancha patrulheira Rio Santiago, mergulhadores táticos, Infantes de Marinha do Batalhão de Infantaria de Marinha Nº 3, um avião B-200 da Esquadrilha Aeronaval de Vigilância Marítima e embarcações menores.
A Marinha do Brasil participou com o navio de apoio logístico fluvial Potengi, o monitor Parnaiba com um helicóptero orgânico IH – 6B, o navio de transporte fluvial de tropas Paraguassu, a lancha patrulheira Penedo, embarcações menores e Fuzileiros Navais.
A participação da Marinha do Paraguai foi com o navio de patrulhamento de rios Itaipú, um grupo de Infantes de Marinha, Comandos Anfíbios e embarcações menores.
Por fim, a Marinha do Uruguai participou do exercício com a lancha de patrulhamento costeiro Colonia, o navio de apoio logístico Maldonado, embarcações menores e um batalhão de Infantes de Marinha.
As quatro marinhas realizaram no Acrux diferentes operações ribeirinhas em ilhas, riachos e canais da região. Concretamente, desenvolveram atividades de treinamento em técnicas e táticas em nível individual, grupal e de forma integrada entre os componentes naval, aéreo e de infantaria de marinha.
O “Acrux” é realizado a cada dois anos e foi criado mediante uma Ata de Acordo assinada pelos representantes das quatro marinhas participantes, em 14 de outubro de 1999.
A palavra Acrux faz alusão a uma das estrelas do Cruzeiro do Sul, constelação pela qual se orientam os navegantes no Hemisfério Sul.
FONTE: Diálogo
wwwcamacarimagazine.blogspot.com