A Polícia Militar apresentou ontem o Gladiador, veículo blindado que pode ser adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para fortalecer o combate à criminalidade no Paraná.
A expectativa é que o novo produto, caso seja aprovado pelo governo, auxilie em ações antiterrorismo -visando a Copa do Mundo de 2014 -, no patrulhamento na fronteira com o Paraguai, e em operações de risco em todo o território paranaense.
O veículo seria usado principalmente pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, comandante do Bope, afirmou que esta não é uma necessidade urgente da polícia paranaense, mas considera que o Gladiador traria muitas vantagens.
“Um veículo blindado auxilia o policial a se aproximar da ocorrência e interceptar e prender criminosos, com a segurança necessária”, afirmou. “Com a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, é um recurso a mais no combate ao terrorismo”, acrescentou.
Notícias Relacionadas
De acordo com Nerino, uma das principais funções do veículo seria o apoio em operações na fronteira. “Nessa região, a polícia pode ser recebida com tiros vindos da margem vizinha e o blindado serve como cobertura, permitindo que o policial se aproxime com proteção”, detalhou.
Prático
Apesar da imponência e robustez, o Gladiador é considerado um veículo de bastante praticidade, podendo ser usado em diferentes ações policiais. Uma delas se refere à tomada de reféns por parte de marginais.
Para Nerino, o blindado pode ser muito útil contra bandidos barricados, fortemente armados e em situação de dominância, com reféns. “É algo que vem se tornando rotineiro no Brasil”, afirmou.
O veículo é capaz de derrubar muros e paredes, o que facilita a entrada em locais de refino de drogas, onde os criminosos estão equipados com armamento pesado para impedir a chegada da polícia. O Gladiador também seria usado na invasão de favelas e regiões de terrenos irregulares.
FONTE: Paraná Online
Mais  wwwcamacarimagazine.blogspot.com