Galante
Durante as comemorações dos 194 anos da Armada Nacional Uruguaia, o seu Comandante em Chefe destacou, na tradicional parada da “Plaza de la Armada”, ubicada num setor privilegiado da costa montevideana- na qual se fez presente o RbAM brasileiro R-21 “Tritao” – o aumento, através de diversas iniciativas, dos nexos com a Marinha do Brasil.
O Almirante Alberto Caramés, lembrando que a Aviaçao Naval Uruguaia está hoje overhauleando um HB-355 Esquilo bimotor-cedido pelo governo brasileiro anteriormente- em Sao Pedro D”Aldeia, anunciou a provavel doaçao de outros dois Esquilos similares a serem desprogramados pelo HU-1 da Força Aeronaval brasileira, assim como uma completa revisao dos motores do ROU 04 “Gral. Artigas” (antigamente o “Freiburg” da clase “Lüneburg” alemá), um navío logístico e de comando, que´virtualmente é a nave insignia uruguaia, nas instalaçoes do AMRJ.
O chefe naval uruguaio, igualmente antecipou, que as organizaçoes hidrográficas de ambas marinhas começarao a realizar um completo levantamento da Lagoa Mirim, que, além de unir ambos países pelo nordeste uruguaio e sul do Brasil, se conecta, através do Canal de Sao Gonçalo, com a Lagoa dos Patos, conformando a maior bacía arrozeira sulamericana, com os decorrentes problemas ambientais imaginaveis.
Uma vez concluída esta tarefa, embarcaçoes uruguaias, desde o porto fluvial de “La Charqueada” (próximo á desembocadura do río Cebollatí na Lagoa Mirím), poderao escoar uma apreciavel cota de produçao agrícola ate o porto de Río Grande para ser alí reexportada, ou navegar em cabotagem regional ate Porto Alegre se for do caso.
Simultáneamente, o governo e o clúster naval uruguaio negocia com autoridades portuarias e empresarios navais riograndenses, a possivel construçao de um porto de aguas profundas no litoral atlántico uruguaio, complementar com as instalaçoes do porto de Río Grande.
FONTE: Javier Bonilha, do Uruguai
wwwcamacarimagazine.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário