domingo, 11 de setembro de 2011

Manifesto do Empresariado Brasileiro em favor da ética na política


Os empresários brasileiros filiados ao Sistema FIRJAN vêm a público reiterar seus mais firmes princípios de defesa da ética na política e da transparência no trato da coisa pública.

O momento histórico reclama este posicionamento das entidades empresariais, que entendem estar o país diante de um ponto de não retorno às práticas da velha política.

A verdade é que, sempre que se vislumbra a possibilidade de ruptura, sempre que se avizinha a mudança, o novo não surge sem esforço e sem mobilização das forças mais progressistas da sociedade em defesa do interesse nacional.

A luta pela ética é um desafio que não opõe, não divide, não separa.

A defesa dos valores e princípios mais nobres deve inspirar a todos, indistintamente, em suas atividades cotidianas, públicas ou privadas.

A bandeira da ética, que se ergue agora, não defende este ou aquele interesse. É uma bandeira coletiva, que representa a aspiração de todo um país.

É com base nestas reflexões que a representação empresarial manifesta seu apoio incondicional às medidas de combate à corrupção levadas a cabo pela Presidente Dilma Rousseff. A manifestação se soma e solidariza com o movimento dos senadores da República que integram a Frente Suprapartidária de Combate à Corrupção e Impunidade em apoio às ações do Executivo.

É um alento para a atividade produtiva constatar que os valores éticos e a intransigente defesa da coisa pública se materializam em atitudes concretas, com o acionamento da Justiça, exoneração e abertura de inquérito para apuração de malfeitorias.

A corrupção é inimiga histórica da sociedade brasileira em suas mais diferentes manifestações ou subprodutos, tais como o compadrio, o nepotismo e o fisiologismo que acometem o Estado brasileiro.

Por muito tempo, o silêncio e a hipocrisia imperaram quando o assunto era o combate a práticas não republicanas. É reconfortante verificar que a retórica dá lugar à ação.

É falso o dilema que se procura apresentar entre ética e governabilidade. Ética e governabilidade jamais serão incompatíveis numa democracia. Não é possível ser ético pela metade. Não há meia democracia.

A democracia é una e só faz sentido quando praticada sem concessões.

A mobilização não deve se restringir ao empresariado. É necessário que toda a sociedade civil se posicione, incluídas as principais entidades representativas dos trabalhadores.

Um país que responde pelo sétimo maior PIB do mundo não pode ocupar o 69º lugar no ranking de percepção da corrupção da ONG Transparência Internacional.

Um país capaz de realizar uma das maiores políticas de estabilização econômica de que se tem notícia, de incorporar em curto espaço de tempo ao mercado consumidor dezenas de milhões de cidadãos, de implantar com grande êxito programas de transferência de renda e inclusão, não pode transigir no combate à corrupção.

A indústria nacional cumpre, com esse manifesto, seu compromisso histórico de apoiar as grandes causas de interesse nacional.

Por um novo país, o empresariado brasileiro filiado ao Sistema FIRJAN expressa publicamente sua solidariedade à presidente da República, Dilma Rousseff, e aos senadores da República que hoje se mobilizam em prol da construção de uma sociedade próspera, justa, inclusiva e ética.

"A vida só é possível reinventada", escreveu um dia Cecília Meireles.

Um país também só é possível reinventado.

Saiba mais:

Veja como foi o lançamento do Manifesto


wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário