sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Revolução Francesa!!!!

Nada há na Revolução Francesa que remotamente tenha a ver com liberdade, igualdade e fraternidade



A Revolução Francesa ( 1789-1799) é um fenômeno de marketing. Foi importante para medirmos a febre de um país sob um rei incompetente e não para nos ensinar a vida cotidiana em democracia.
Nada há nada na Revolução Francesa que tenha a ver com liberdade,igualdade e fraternidade. Essas palavras são apenas um slogan que faz inveja a qualquer redator publicitário. Esse slogan, aliado ao que os revolucionários fizeram ( mataram, roubaram,violentaram, enfim, ideologizaram a violência em grande escala). é uma piada.
É  uma de jogada de marketing político: todo mundo cita a Revolução Francesa como ícone da liberdade. O marketing da revolução ficou a cargo da filisofia. Primeiro caso na história de um fato claramente ideologizado para vermos nele outra coisa. Os " philosophes" do ilusionismo contribuíram muito para essa matriz do marketing político de todos os tempos, a Revolução Francesa. Começa com a criação da ideia de que existe uma coisa chamada " povo que ama a liberdade" para além da violência que ele representa quando desagradado.
" Povo " é uma das palavras mais usadas na retórica democrática e mais sem sentido preciso.
A única precisão é quando há violência popular, muitos morrem de fome por conta da velha miséria moral humana

wwwcamacarimagazine.blogspopt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário