domingo, 19 de fevereiro de 2012

Governo gasta R$ 15 milhões em campanha contra AIDS no carnaval

Desde o último dia 14 de fevereiro, o Ministério da Saúde está promovendo a veiculação da campanha de prevenção da AIDS para o Carnaval de 2012. A divulgação é uma nova etapa da campanha lançada em 2 de fevereiro, cujo tema é “No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”. Segundo o MS, a campanha soma investimento da ordem de R$ 15 milhões, valor que não inclui a compra de preservativos para distribuição durante as festividades.
A campanha é parte do processo de prevenção que ocorre durante todo o ano para o controle da epidemia da AIDS, com ética, respeito aos direitos humanos e contra qualquer tipo de discriminação. Com foco informativo, o vídeo chama atenção para o avanço da doença entre os jovens gays, público-alvo da campanha deste ano.
Dados do Boletim Epidemiológico Aids 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos contaminados caiu 20,1%, enquanto entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com a doença, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.
“É preocupante a queda do uso do preservativo pelos jovens. Pesquisas do ministério identificam que apenas 43% dos jovens usam a camisinha regularmente, e isso reflete que o jovem tem subestimado a aids. Por isso, estamos alertando para a importância do uso da camisinha”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, destaca que o crescimento da doença entre o público jovem é tendência mundial, conforme o Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
“De acordo com o relatório, em 2010 houve mais de sete mil novas infecções por dia em todo o mundo, sendo 34% em jovens de 15 a 24 anos. Preocupado com o cenário atual, o Unaids prevê, entre suas diretrizes estratégicas para 2015, que os países reduzam pela metade a transmissão sexual do HIV entre jovens gays”, detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário