terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O legado negro de Alfredo Stroessner

Uma contagem de vítimas afirmam a sua parte na fortuna de mais de 5.000 milhões de dólares do ditador paraguaio deixou para sua família
Manifestantes queimam uma efígie do ditador paraguaio. / Andrew Cristaldo (Reuters)
90
Os livros de história dizem que o ditador paraguaio Alfredo Stroessner morreu aos 93 anos em Brasília em agosto de 2006 depois de ter governado o país sul-americano de 35 outonos, até 1989, com o apoio do Partido Colorado. Gerais abrigadas dezenas de nazistas no Paraguai e cerca de 400 pessoas desapareceram sob seu governo, mas nunca apareceu antes de qualquer tribunal. Notícias de jornal dizem que seu filho mais velho, o coronel Gustavo Stroessner Mora aviação, morreu de câncer há 12 meses, em Assunção, depois de iludir todas as acusações de enriquecimento ilícito que pesava sobre ele. O que você não detalhe os livros ou jornais é a fortuna que acumulou entre pai e filho. Ou quem teria o direito de desfrutá-la. Benitez advogado Mario Acuna estimou que o montante é cerca de 5.000 milhões de dólares (cerca de 3.772.000 €). Assegura que os carregadores de grande porte, muitas fazendas urbanas e rurais e muitas empresas sob o nome de Stroessner. Ele espera que, mais cedo ou mais tarde, a contagem de vítimas da ditadura de representar os herdeiros a sua parte de perdas e danos.
As sombras, os grandes segredos da ditadura, desapareceu um pouco o dia em que o jornalista Edgar Ruiz Diaz do jornal paraguaio ABC , conseguiu esgueirar-se mais de 20 anos em um tribunal de Assunção para acessar arquivos secretos sobre Alfredo Stroessner . "Eu não tinha câmera, só meu gravador. Mas eu li os arquivos e gravei tudo. A partir daí, soube-se que Stroessner teve várias contas na Suíça. Isso é o que a comunidade internacional deve investigar contas de hoje no exterior ", disse ele por telefone, de Assunção. O repórter, que passou mais de metade de sua vida tentando desvendar a trama do negócio Stroessner, não perder a esperança de que as vítimas obterem uma indemnização. "Gustavo Stroessner conseguiu escapar ileso do julgamento por enriquecimento ilícito só porque o caso havia prescrito , porque foi para o exterior e, quando ele já tinha passado mais de 20 anos. Mas que grande fortuna não era dele. Com esse dinheiro deve reparar os danos causados ​​às vítimas. Mas o problema neste país é que há muito medo. O neto do ditador, que também se chama de um senador Alfredo Stroessner eo Partido Colorado tem muito poder ainda. Controla a maioria dos bens herdados e faz o possível para deter os ensaios. "
A batalha legal das vítimas começou em 2004, quando José Geraldo Osta Sarubbi contratou o advogado Mario Acuna Benitez para buscar compensação financeira por causa da perseguição e repressão sofrida por Osta Sarubbi seu pai, o capitão Mendoza Osta. Em seguida, mais vítimas foram adicionados ao processo para adicionar cerca de 20. Quando o ditador Alfredo Stroessner morreu no Brasil em 2006, o julgamento foi paralisado. Anos mais tarde, conseguiu vinculá-lo ao advogado Gustavo Stroessner. Após a morte dos primogênitos no ano passado, o caso foi em frente. Mas este mês, um neto do ditador Stroessner Manzur Emanuel, foi do Brasil para o Paraguai e paralisou o julgamento de novo. A batalha do Stroessner estão ganhando, apesar de o presidente esquerdista Fernando Lugo, que chegou ao poder em 2008 após 60 anos de governo do Partido Colorado, prometeu apoio às vítimas.
"Foi uma decisão totalmente inconstitucional, tem sido de forma inesperada e arbitrária", disse o advogado do Paraguai Benitez Acuña. Conselho indicou que um dos juízes que participaram da resolução havia sido desclassificado porque ele era amigo de Graciela Stroessner, ditador filha. "Mas em vez de se afastar do caso, arquivado. A decisão obrigava-nos impossível que todos os credores de Stroessner que ir ao Brasil para continuar o processo. Portanto, esta semana, vamos contestá-la perante o Supremo Tribunal. E temos o apoio de procuradores do Estado. "
Agora, as vítimas são deixados apenas com a esperança de que a mais alta corte do Paraguai inclinar a balança na direção deles.


O "Tyrannosaurus"

  • 3 de novembro de 1912 , nasceu em Encarnación (Paraguai).
  • 1951 : Nomeado comandante das forças armadas.
  • Maio 1954 : leva um golpe de Estado contra o presidente Federico Chaves. Em agosto, ele foi eleito presidente da junta militar.
  • 1958 : re-eleito presidente e confirmados em 1963, 1968, 1978, 1983 e 1988, desde que o único candidato, com percentuais em torno de 90% dos votos.
  • 03 de fevereiro de 1989 : É derrubado por um golpe liderado pelo general Andrés Rodríguez. Para o exílio no Brasil dois dias depois.
  • 1995 : Paraguai o Brasil solicitou a sua extradição para ser julgado por violação dos direitos humanos. Dada a possibilidade de ser extraditado, Stroessner se move a sua influência para gerenciar uma amnistia ou parar de lei.
  • Outubro 1998 : Após a detenção do general Augusto Pinochet em Londres, o juiz Garzón pediu a tribunais paraguaios a "Arquivos do Terror", que poderia mostrar que Pinochet organizou a Operação Condor e contou com a cumplicidade do ditador paraguaio.
  • 2000 : Congresso estudo processar brasileira.
  • 16 de agosto de 2006 : Morre em Brasília, vítima de choque séptico após a cirurgia.
  • FONTE : ELPAÍS
  • wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário