sábado, 7 de julho de 2012

Comando do 2º Distrito Naval

Comando do 2º Distrito Naval participa das comemorações de 2 de julho, em Salvador

Cerimônia militar realizada no pátio do Comando do 2º Distrito Naval

No dia 02 de julho, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) participou, com uma representação, das comemorações dos 189 anos da Independência da Bahia, em Salvador (BA).
O evento começou pela manhã, com grande concentração popular, no Largo da Lapinha. Após o hasteamento da Bandeira Nacional e aposição de flores no monumento ao General Labatut, teve início o cortejo cívico em direção à Praça do Campo Grande. O Hino Nacional, durante o hasteamento das bandeiras, foi executado pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.
Às 14h foi realizada, na sede do Com2ºDN, uma cerimônia comemorativa a data, com a presença do Governador do Estado da Bahia, Jaques Vagner, e presidida pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias. Nesta ocasião, foi realizado o hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado da Bahia e da Cidade do Salvador, no Forte São Marcelo.
No período da tarde, o cortejo cívico prosseguiu até a Praça do Campo Grande, onde ocorreram mais homenagens aos heróis da Independência. Após a execução do Hino Nacional, houve a aposição de flores no Monumento 2 de Julho e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo Governador Jaques Vagner.
Histórico do 2 de Julho
A Independência da Bahia foi um movimento que teve início em 1821 e desfecho em 2 de julho de 1823. Na data são homenageados os brasileiros que venceram as forças portuguesas, expulsando-as das águas da Baía de Todos os Santos e consolidando a independência, com destaque para o Segundo-Tenente da Armada Nacional e Imperial João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, que combateu os inimigos à frente de uma esquadra composta de canoas e saveiros adaptados para a guerra, que ficou conhecida como “Flotilha de Itaparica”.
Quando o General Madeira de Mello, comandante das tropas portuguesas sediadas em Salvador, cercado por terra e pressionado no mar pelas forças navais do Império, auxiliadas pela Flotilha de Itaparica, abandonou o Brasil rumo a Portugal, a perseguição aos navios lusos foi iniciada, ainda em águas da Baía de Todos os Santos, pela flotilha.
Essa vitória, comemorada no dia 2 de julho, foi celebrada por João das Botas, que ficou conhecido como “Marinheiro da Independência”, com o hasteamento do Pavilhão Nacional no Forte do Mar, atualmente denominado Forte São Marcelo, em Salvador, após a retirada inimiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário