quinta-feira, 8 de março de 2012
SIP condena ratificação da multa enorme contra Globovisión
Solicita investigação de jornalistas de assalto da televisão. A preocupação com a denúncia pública de um colunista do jornal El Universal
Miami (7 de março de 2012) -. A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou hoje a ratificação do Tribunal Supremo da Venezuela feita em uma sanção pecuniária movida contra o canal de notícias Globovisión, chamando a rejeição da ajuda solicitada como "retaliação e censura à liberdade de informação."
O Tribunal rejeitou o recurso apresentado pela Globovisión contra uma multa equivalente a 2,18 milhões que foi imposto pela Conatel, o órgão regulador das telecomunicações no país, por supostas violações de leis, cometido enquanto cobria um motim em uma prisão, em junho passado.
Globovision Conatel considerado cometido "um pedido de desculpas para o crime, perturbando a paz e promover a ansiedade dos cidadãos." O canal de notícias afirma que a multa não tem preço e nunca quebrou a lei, mas apenas informou sobre o Rodeo motim, que durou quase um mês e onde os presos entraram em confronto com soldados armados, sendo mortos e feridos em ambos os sectores.
Presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Gustavo Mohme, expressou a sua condenação ao julgamento, observando que "a multa é completamente desproporcional a censura contra a liberdade de informação, comprometer o funcionamento de um canal tão importante, e traz o risco de inibir o jornalismo para fazer seu trabalho por medo de represálias, a criação de auto-censura. "
Mohme, diretor do diário peruano La Republica, acrescentando que "neste período de eleições presidenciais que atravessa a Venezuela, o Estado deve sim reforçar a independência dos meios de comunicação para produzi-las através do debate democrático que fortalece as instituições do país. "
Globovisión é um canal de televisão independente. Seu presidente e proprietário Guillermo Zuloaga deixou o país em 2010, "o rosto do executivo, perseguição e política judiciária", e é concedido asilo nos EUA
O advogado da emissora antecipou que existem ações a serem resolvidas no Primeiro Tribunal do Contencioso Administrativo como mais um apelo, então a penalidade não é ainda definitiva.
Ataque e relatórios
A SIP também expressou preocupação e expressaram permanecer alerta para as ameaças feitas escritor do público do jornal El Universal de Caracas, Nelson Bocaranda Sardi. Em sua coluna regular de "Runrunes" jornalista denunciou um plano para desacreditar o governo através de meios de comunicação públicos e disse ter informações sobre esse plano "inclui um seqüestro eo surgimento posterior 'drogado' em um hotel depois de tirar fotos para um conjunto comum com o qual eles esperam danificar a minha credibilidade. "
A SIP também condenou a violência contra uma equipa da estação e pediu uma investigação rápida dos fatos para determinar responsabilidades. No último domingo, repórteres que cobrem Globovisión uma marcha política da oposição venezuelana atacada com tiros e lesões que causam, foram ameaçados e roubados suas câmeras, microfones e fitas com as imagens do tiroteio. Os jornalistas disseram que os atacantes usavam camisas vermelhas que estão associados com os membros do partido no poder.
A SIP é uma organização sem fins lucrativos dedicada à defesa e promoção da liberdade de imprensa e de expressão nas Américas. É composto por mais de 1.300 publicações no Hemisfério Ocidental e tem sede em Miami, EUA. Para mais informações, visite www.sipiapa.org
wwwcamacarimagazine.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário