As causas mais comuns de descolamento de retina incluem ferimentos na cabeça, miopia ou diabetes. Com a retina descolada por um longo período, acontecem alterações degenerativas que muitas vezes tornam impossível a restauração da visão. Quando o paciente chegou ao hospital, com queixa de dor, os médicos trataram da pressão intraocular elevada. Com a pressão estabilizada, eles trataram um glaucoma neovascular e o paciente recuperou a percepção à luz. Encorajados pelo resultado, os médicos decidiram tentar recolocar a retina e, depois da cirurgia, o homem recuperou a visão a ponto de poder contar os dedos a uma distância de cinco metros.
Um ano depois o paciente teve que fazer uma nova cirurgia porque algumas cicatrizes forçavam partes da retina a se descolarem de novo e esta cirurgia também foi bem sucedida.
- Até onde sabemos este é o primeiro caso de recuperação em um paciente com descolamento de retina por um longo período - disse o médico Olusola Olawoye, do New York Eye and Ear Infirmary.
- Este resultado tem implicações para outros pacientes , especialmente no contexto das pesquisas com células-tronco que poderão ser transplantadas em doentes para restaurar a visão OGlobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário