No dia 13 de janeiro, suspendeu da Base Naval de Mocanguê, no Rio de Janeiro, o Grupo Tarefa (GT) que compõe a Operação “ASPIRANTEX-12”. A primeira operação do ano da Marinha começou a ser planejada pela Esquadra em outubro de 2011, durante a “TROPICALEX” (que aconteceu do Rio de Janeiro até Natal) e prepara navios e suas equipes para o ano que começa.
A Operação acontece até o dia 1º de fevereiro deste ano, na área marítima que compreende o Rio de Janeiro e a cidade de Mar Del Plata, na Argentina. Além da prática de exercícios militares no mar para o desenvolvimento e preparação continua dos meios da Esquadra e aperfeiçoamento do Poder Naval, a “ASPIRANTEX“ conta com a participação dos aspirantes que iniciarão o terceiro e o quarto ano da Escola Naval embarcados nos meios que compõem o GT. Eles acompanham e realizam operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento e de apoio logístico móvel, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos, de guerra eletrônica, além de patrulha naval. E vivenciam, ainda, o dia-a-dia do oficial a bordo de um navio, percorrendo todos os setores a fim de conhecer como serão suas vidas a bordo dos meios navais da Marinha do Brasil.
Essa rotina possibilita ao aspirante, que iniciará o terceiro ano, a escolha do Corpo onde quer atuar (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes da Marinha), e também na seleção de sua habilitação na Armada (Mecânica, Eletrônica e Sistemas). E ao aspirante que começará o quarto ano, a prática da habilitação que escolheu.

Aspirantes formados no NDCC “Alte Sabóia”

No primeiro dia da Operação, os aspirantes embarcados presenciaram a simulação de desatracação sob ameaça assimétrica, quando os navios ficam prontos para neutralizar as ações de embarcações civis que podem se aproximar com intenções hostis, como, por exemplo, ataque terrorista; operações aéreas de qualificação e requalificação de pouso a bordo – QRPB – diurno e noturno (em que são orientados sobre como o navio deve se preparar para receber uma aeronave) e de abastecimento em voo do U-14 – “Super Puma”, que decolou da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia (RJ), além de exercícios internos de postos de combate e postos de abandono (quando a tripulação precisa abandonar o navio devido a uma situação de grande risco que não pode ser combatida) e de navegação astronômica.
O GT da Operação “ASPIRANTEX” envolve cerca de 1700 militares e é formado pelos seguintes meios: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25); Fragatas “Niterói” (F40); “Liberal” (F43) e “Greenhalgh” (F46); Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23); Corveta “Barroso” (V34); Corveta “Frontin” (V33); duas aeronaves AH-11A – “Super Lynx“; e uma aeronave UH-12/13 – “Esquilo“.
A Diretoria de Abastecimento da Marinha (DAbM), representada pelo Centro de Controle de Inventario da Marinha (CCIM), apoia a “ASPIRANTEX“ com um container, contendo diversos itens dos sobressalentes mais utilizados nas operações anteriores pelos meios da Esquadra, chamado de “Plano de Prontidão Permanente do Sistema de Abastecimento da Marinha”. No decorrer da Operação, haverá, ainda, em apoio aos exercícios, a participação do Submarino “Tamoio” (S31); Submarino “Timbira” (S32); Rebocador de Alto-Mar “Tritão” (R21), do Comando do 5º Distrito Naval; Navio Patrulha “Gurupá” (P46), do Comando do 1º Distrito Naval; uma aeronave P-95 e duas aeronaves A-1 da Força Aérea Brasileira.
Os navios da Esquadra participantes atracarão, no dia 19 de janeiro, nos seguintes portos:
- Cidade de Mar Del Plata na Argentina: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25), Fragatas “Niterói” (F40) e “Greenhalgh”(F46);
- Cidade de Montevidéu no Uruguai: Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Corveta “Barroso” (V34) e Submarino “Tamoio” (S31); e
- Rio Grande – RS: Fragata “Liberal” (F43) e Corveta “Frontin” (V33).
No dia 23 de janeiro a Força-Tarefa suspenderá, atracando no dia 27 de janeiro nos seguintes portos:
- Itajaí (SC): Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25), Fragata “Greenhalgh” (F46), Corveta “Barroso” (V34) e Submarino “Tamoio” (S31); e
- Paranaguá (PR): Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Fragatas “Niterói” (F40) e “Liberal” (F43) e Corveta “Frontin” (V33).
Os navios permanecerão atracados até o dia 30 de janeiro, quando suspenderão com destino ao Rio de Janeiro, onde atracarão em 1º de fevereiro, encerrando a Operação.
FONTE: NOMAR