terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eliana Calmon recebe homenagem em Feira de Santana (BA)


A vice-presidenta em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Eliana Calmon, recebeu na última sexta-feira (26) a Comenda Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Feira de Santana (BA). A homenagem foi iniciativa do vereador Ângelo Almeida.

O vereador destacou que tanto Maria Quitéria (heroína da guerra da Independência) quanto a ministra Eliana Calmon são baianas que marcaram a história do país. “Trata-se da ascensão de duas mulheres que, cada qual à sua época, abalaram universos restritos, dominados por homens”, justificou o vereador.

Ele lembrou que Maria Quitéria foi a primeira mulher, no Brasil, a sentar praça – como diziam – em um acampamento militar. Ressaltou que a coragem da militar brasileira a transformou em ícone para todo o país.

Já a homenageada, Eliana Calmon, foi a primeira mulher a integrar o STJ e também a primeira a exercer a função de corregedora nacional de Justiça, no Conselho Nacional de Justiça, cargo em que se envolveu em grandes polêmicas ao criticar desvios de conduta na magistratura. “Coragem não lhe tem faltado no exercício das funções que tem assumido”, concluiu o vereador.

A ministra agradeceu a homenagem e disse que vivia um “momento grandioso” ao receber a comenda em uma cidade importante do seu estado: “Mas esta comenda que aqui recebo não fica para Eliana Calmon. Vou dedicá-la a quem me deu a luz necessária para que eu pudesse ser vista por toda a sociedade: a Justiça brasileira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário