A Fragata Independência (F 44), é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil e a quinta de uma série de 6 fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pelo AMRJ – Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.
Teve sua quilha batida (casco 71), em cerimônia conjunta com a da Fragata União, em 11 de junho de 1972 e foi batizada e lançada em 2 de setembro de 1974. A madrinha foi a Sra. Luci Geisel, esposa do Presidente da Republica Exmo Sr. Ernesto Geisel.
Entre as autoridades presentes a cerimônia de batismo da Independência, estavam o Presidente da Republica Sr. Ernesto Geisel, o ex-Presidente da Republica Emílio Garrastazzu Médici, o Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Geraldo de Azevedo Henning, o Comandante de Operações Navais Almirante de Esquadra José de Carvalho Jordão e o Diretor do AMRJ Vice Almirante Álvaro de Rezende Rocha.
Fez-se ao mar pela primeira vez em 11 de dezembro de 1978 para realizar as provas de mar e foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada em 3 de setembro de 1979 através da Portaria n.º 1488 de 27/08/79, pelo CEMA AE Carlos Auto de Andrade, em cerimônia que contou com a presença do MM, AE Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, do Governador do Rio de Janeiro, Sr. Chagas Freitas e do Diretor do AMRJ, VA (EN) Hugo Friedrich Schieck Júnior.
Seu primeiro comandante foi o CMG Jorge Cardoso de Mendonça e o seu atual Comandante é o CF Sérgio Vieira Reale.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a “Leo Pirata” acessando o NGB.
FOTO: Cb Ladislau (DIV-1)

wwwcamacarimagazine.blogspot.com