quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MPF/BA denuncia 32 pessoas por roubo contra carteiros e fraude contra cartões

Entre novembro de 2009 e agosto de 2011, a quadrilha roubou 47 carteiros, em várias partes de Salvador
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou 32 pessoas por esquema de roubo contra carteiros e fraude contra cartões de crédito. Entre os acusados estão dois policiais militares. A denúncia derivou da Operação Carta na Manga, deflagrada em outubro deste ano na capital e na Região Metropolitana de Salvador contra um esquema de diversas receptações e estelionatos a partir de assaltos a carteiros da cidade.

De acordo com a denúncia, entre novembro de 2009 e agosto de 2011, a quadrilha roubou 47 carteiros, em várias partes de Salvador. Dez assaltantes participavam dos crimes, que eram cometidos com carros alugados ou motocicletas. Outros denunciados desviavam cartões de empresas de remessa expressa. Os carteiros eram rendidos com arma de fogo e suas bolsas postais eram levadas pela quadrilha. Para sucesso dos golpes, a quadrilha violava o conteúdo de correspondências fechadas, endereçadas a terceiros, e quebrava o sigilo de dados pessoais dos titulares dos cartões a fim de desbloqueá-los e habilitá-los para compras.

Os golpes causaram prejuízos à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), às instituições financeiras, aos próprios correntistas e aos usuários dos serviços postais. Ao longo do último ano, os Correios sofreram prejuízos de R$ 701 mil em virtude de indenizações contratuais pagas entre outubro de 2010 e agosto de 2011, por uma série de delitos contra carteiros, inclusive os objeto da denúncia. Tal prejuízo não contabiliza os danos causados pela interrupção do serviço de entrega de correspondências ou pelo afastamento remunerado dos carteiros. Para a convenção coletiva da categoria os roubos e furtos são considerados “acidentes de trabalho” e podem causar trauma psicológico.

Na Operação Carta na Manga, a Polícia Federal apreendeu bens adquiridos com as fraudes, documentos falsos e apetrechos de falsificação. Alguns assaltantes e alguns dos líderes da quadrilha foram presos quando a operação foi deflagrada e continuam na prisão. Um deles chegou a ser preso em um apartamento na Boca do Rio com 133 cartões de crédito em nome de diversas vítimas. Com a denúncia, o MPF espera a condenação dos acusados, cada um a seu modo, pelos crimes de roubo, estelionato, receptação, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, violação de sigilo postal, entre outros delitos.
wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário