Uma empresa de satélites comerciais americana disse na quarta-feira que registrou uma fotografia do primeiro porta-aviões chinês no Mar Amarelo, nas proximidades da costa chinesa, informou o site Huffington Post. Esta seria a primeira imagem da embarcação em atividade.
A companhia DigitalGlobe informou que um de seus satélites fotografou a embarcação no dia 8 de dezembro e um analista da empresa encontrou a imagem na terça-feira, quando verificava o arquivo de fotografias.
A empresa acredita que o porta-aviões fotografado pertença a China devido à localização e a data da foto. Ele estava em um período de testes no mar na ocasião.
A DigitalGlobe é uma empresa sediada no Estado americano do Colorado que vende imagens de satélites. O exército americano está entre os seus clientes.
O porta-aviões chinês foi originalmente fabricado pela União Soviética, mas nunca chegou a ser concluído e posteriormente, com o colapso soviético, esteve sob a posse da Ucrânia. A China adquiriu a embarcação em 1998 e passou anos a reformando.
O porta-aviões gerou intenso interesse internacional pois acredita-se que ele seja uma demonstração dos aspirações militares da China. O país afirmou que ele foi adquirido para servir a pesquisa e treinamentos.
FONTE: portal Terra
COLABOROU: Henrique Carvalho de Oliveira
wwwcamacarimagazine.blogspot.com