segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Presidente do Zimbabwe quer confiscar terras de todos os fazendeiros brancos

Zimbabwe

Mugabe quer confiscar terras de todos os fazendeiros brancos

Em 2000, o governo de Mugabe iniciou uma controversa reforma agrária que confiscou as terras de cerca de 4 mil fazendeiros brancos.
Da Redação, com agências

Maputo - O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, e o seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (ZANU-PF), pretendem confiscar as terras de todos os fazendeiros brancos que continuam no país e entregá-las aos cidadãos negros, informou, no sábado, o jornal estatal The Herald, citado pelo moçambicano País.

A Zanu-PF anunciou a proposta numa conferência do partido, que terminou no sábado. “O departamento de reforma agrária recomendou que as 198 fazendas restantes, propriedade de brancos, passem a fazer parte da lista de posses a serem reassentadas”, diz um relatório do partido. Esta proposta foi imediatamente repudiada pela União de Fazendeiros Comerciais (CFU, na sigla em inglês), liderada por proprietários de terra brancos, que considerou a ideia um “absurdo”.

Em 2000, o governo de Mugabe iniciou uma controversa reforma agrária que confiscou as terras de cerca de 4 mil fazendeiros brancos.

“Estão dizendo que se você é branco não é bem-vindo? Porque, se é assim, deveriam dizê-lo claramente”, disse o presidente da CFU, Charles Taffs, em entrevista por telefone à Agência Efe. “É uma conspiração directa da ZANU-PF para minar a recuperação do Zimbabwe”. Taffs destacou que o país enfrenta um dos piores défices de milho dos últimos 100 anos. Desde 2009, após polémicas eleições, Mugabe se viu forçado a governar juntamente com o seu rival político, Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática, uma coligação que devolveu certa estabilidade económica ao Zimbabwe, após uma década de crise financeira.
Africa21
wwwcamacarimagazine.blogspot.com




  • Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
  • Seu e-mail não será publicado.
  • O comentário será enviado para o moderador antes de ser publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário