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Os helicópteros estão no Brasil desde janeiro, quando foram iniciados em Itajubá (SP) os voos de treinamento dos militares brasileiros. "Pilotos e mecânicos das três forças treinaram e aprenderam juntos nas aeronaves", conta Joel Fonseca, da Helibras, representante brasileira da Eurocopter. Os EC-725 também já estão prontos, e chegaram ao Riocentro voando.
Além dessa ser a primeira vez que Marinha, Exército e Aeronáutica recebem juntos um mesmo modelo de aeronave, a aquisição dos EC-725 representa um passo a mais para a indústria nacional. "A ideia do projeto é envolver o parque industrial brasileiro para termos a capacidade de fabricar e manter as aeronaves aqui", explica Joel Fonseca. Cada Força deve receber 16 aeronaves, e mais duas serão usadas pela Presidência da República.
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Será criada no Brasil uma linha de montagem dos helicópteros, que além de aplicações militares também tem uma versão semelhante destinada ao mercado civil. Também serão transferidos para cá a produção dos motores e da aviônica, que são os sistemas eletrônicos do EC-725. Ao todo, são 22 projetos de transferência de tecnologias, que envolvem até o uso de materiais compostos em aeronaves.
Na Força Aérea Brasileira, os EC-725 já receberam a desginação H-36. As primeiras unidades vão operar a partir do 1/8 Grupo de Aviação, na Base Aérea de Belém. Também receberam treinamento na Helibrás militares do Grupo Especial de Ensaio em Voo (GEEV).
Saiba mais sobre o H-36 (EC-725)Tripulação: 2 pilotos e até 28 combatentes
Peso máx. de decolagem: 11.000 Kg
Velocidade de cruzeiro: 262 km/h
Alcance com tanque standard: 808 km
Comprimento (com rotor girando): 19,50 m
Comprimento da fuselagem: 16,79 m
Altura: 4,97 m
Diâmetro do rotor principal: 16,20 m
Fonte: Agência Força Aérea
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