domingo, 15 de abril de 2012

FRANÇA:Uso da BURCA,barulho por nada.

lei sobre o véu, muito barulho por nada?
O Point.fr -  

A lei que proíbe o véu integral em locais públicos está comemorando seu primeiro aniversário. Seu registro é misto.

Kenza drider (direita) e Ahmas posteriores, tanto condenado sob a lei que proíbe o uso de véus em espaço público.Kenza drider (direita) e Ahmas posteriores, tanto condenado sob a lei que proíbe o uso de véus em espaço público. © Miguel Medina / AFP
Nicolas Sarkozy gosta de recordar a sua audiência que uma das grandes leis de seus cinco anos. Em 17 de março, reunião em Lyon, ele descreveu como "o abandono do campo de batalha republicana" a decisão do PS não participou na votação da lei contra o uso da burca. Um ano atrás, o texto proíbe o véu integral em locais públicos entrou em vigor. Não sem ter sofrido muitas críticas e causou muitos medos infundados, em última instância.

Em um ano, o Ministério do Interior identificou 354 controles e 299 verbalizações. "O texto tem sido aplicado com serenidade, no respeito pelas convicções de alguns e outro pela lei", disse o porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henry Brandet. Uma visão partilhada por Patrice Ribeiro, a polícia Synergie união. "Vai bem em nove de cada dez casos, ele assegura. Deve ser dito que não há excesso de zelo. Nós não estamos envolvidos em uma caça para as mulheres veladas. Não é nossa missão prioritária ".

"Não faça mártires"

Lado da justiça, procuradores, cujo trabalho é a possibilidade de instituir processos com base nas atas estão aderindo principalmente para um simples "retorno à lei." "Ele não transformá-los em mártires", explicou em setembro passado em A Cruz , o ex-promotor Eric de Montgolfier Nice. O Departamento de Justiça observou, no entanto, os procedimentos de 312 "dirigidas pelos tribunais", 10 foram demitidos e 302 foram objecto de uma "resposta penal" ou multa até 150 euros ou obrigação de fazer um curso de cidadania.
 Os defensores do véu completo, de fato, esperam que  sejam condenados em tribunal, pois é só nesta condição eles podem recorrer ao Tribunal dos Direitos Humanos e para condenar a França. Várias associações fazer seu grito de guerra. Este é o caso de "Não toque em minha Constituição", presidido pelo próprio media Rachid Nekkaz . O milionário  criou há um ano, um fundo no valor de um milhão de euros disse defesa da laicidade e da liberdade que visa financiar multas campal para mulheres que usam o véu completo ... em todo o mundo. O homem manteve a sua promessa. Para ele, "essa lei, que teve como objetivo capacitar as mulheres para se libertar das limitações de seus maridos, que os forçam a usar o véu, parece ter o alvo errado, ele escreveu no site da associação .. Nenhum homem (irmão ou marido) de uma mulher vestindo o niqab foi interrogado pela polícia (...) Em vez de garantir a liberdade destas mulheres, a lei tem o efeito oposto: prisão domiciliar 1900 mulheres em suas casas (número estimado de mulheres que usam o véu completo na França, Ed), tornando a França uma prisão gigante de 550 000 km2. "

"Usar o véu como um desafio"

Alguns desistiram de usar o niqab, dadas as dificuldades colocadas pelas abordagens específicas para todos os dias os serviços públicos (escolas, transportes, bancos ...), outros, contudo, "usá-lo para fora desafio "Nota Ltaeif Wassila, secretário-geral Nem putas nem submissas. Antes de seu desaparecimento, o Departamento de Imigração tinha, no final de outubro de 2010, cobrados a associação para fornecer seis meses de ensino exigido pelo legislador antes da legislação entrar em vigor em 11 de abril de 2011. A organização recebeu um orçamento de 50.000 euros para supervisionar o projeto. Resultado: "Nossa missão ajudou a tapar os furos Dizemos essas mulheres que a legislação proporciona um quadro jurídico para ser ouvido, mas a nossa mensagem é uma gota no mar continua a ser feito.".

De acordo com Rachid Nekkaz, desde 22 de setembro de 2011, onde pela primeira vez, duas mulheres foram condenadas à Meaux (Seine-et-Marne) por usar o véu em público, 18% das mulheres muçulmanas com véus seria para primeira vez.
Tradução: Luiz Nascimento
wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário