sábado, 21 de abril de 2012

Manifestações anticorrupção ganham as ruas do Brasil no sábado

Nem mesmo o então presidente do Conselho de Ética do Senado, Demóstenes Torres, escapou. O parlamentar ganhou as páginas dos jornais por ter sido flagrado pela Polícia Federam em ligações suspeitas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, da máfia dos caça-níqueis. Cansada dos inúmeros escândalos de corrupção como esse, a população brasileira não pretende ficar calada. Amanhã (21), Dia de Tiradentes, manifestações contra a corrupção devem acontecer nos quatro cantos do país.
Em Brasília, berço do sistema político brasileiro e onde comemora-se também o aniversário de 52 anos da cidade, o movimento vai ganhar o emblemático cenário da Esplanada dos Ministérios, às 10h. A III Marcha Contra Corrupção é idealizada pelos grupos Movimento Brasil Contra a Corrupção (MBCC), Juventude Consciente, Nas Ruas e Anonymous. O evento, apartidário e pacífico, tem como objetivo combater a corrupção nas esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e a impunidade no Brasil, para que o país seja mais justo para seus cidadãos.
Segundo o integrante do MBCC, Rodrigo Montezuma, a expectativa é que esta Marcha supere as do ano passado, “tanto no número de pessoas, quanto na eficácia” das bandeiras levantadas. “As novas parcerias trouxeram força para o movimento e, consequentemente, para a Marcha, que tem tudo para ser um sucesso”, ressalta Montezuma.
A III Marcha Contra Corrupção reivindica o julgamento do Mensalão como prioridade. “O caso é a maior história de corrupção já vista no país e não pode passar em branco, por isso é a principal bandeira levantada pelo Movimento nesta Marcha”, explica Montezuma.
Entre as revindicações estão ainda o voto aberto para parlamentares, o fim do foro privilegiado, o enquadramento do crime de corrupção como crime hediondo, além da lei da Ficha Limpa para todos. “O Ficha Limpa foi votado, o que já representa uma vitória importante entre as causas pelas quais o Movimento luta. Agora, queremos a extensão dele para os outros cargos”, acrescenta Montezuma. Ainda está no rol de temas a moralização do governo do Distrito Federal.
“Nós queremos que a impunidade diminua ou acabe. O Brasil tem leis para punir os corruptos, mas a legislação não é eficiente. Isso precisa mudar”, conclui o integrante.
Para Rafael da Escóssia Lima, do Juventude Consciente, o movimento de rua é muito válido e importante porque é o ápice do processo que já vem se desenvolvendo da sociedade. “Há muito tempo que a Juventude Consciente mobiliza os jovens para a conscientização dentro do tema político. Queremos jovens formadores de opinião e a Marcha é parte disso. Porém, não pode ser vista apenas como um evento, mas como uma luta. Por isso, precisa ter objetivos claros e se tornar um instrumento importante e concreto no combate à corrupção”, ressalta.
A cidade maravilhosa também será palco de ação anticorrupção neste sábado (21), organizada pelo Movimento 31 de julho. O evento de hoje, que acontecerá na praia de Ipanema, vai coletar assinaturas para o abaixo-assinado em favor do julgamento do Mensalão.
O abaixo-assinado já conta com quase 12 mil assinaturas e, no dia 25 de abril, será encaminhado para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, em audiência agendada pelas entidades “Transparência Brasil” e “Queremos Ética na Política”, entre outros.
Criado no dia 31 de julho de 2011, o Movimento 31 de Julho, surgiu após publicação do jornal espanhol El Pais, que “falava sobre a apatia dos brasileiros a assuntos políticos”, conta Ana Luiza Archer, integrante do Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário