quarta-feira, 9 de maio de 2012

MEDICINA : Dois cegos voltam a enxergar

Dois cegos vêem
Os resultados de um ensaio clínico de implante de retina eletrônica é uma esperança real para o cego.
Um crânio de raios-X mostra o implante que restaura a "visão útil" de pacientes cegos.Um crânio de raios-X mostra o implante que restaura a "visão útil" de pacientes cegos. © Universidade de Oxford



Eles estavam completamente cegos, eles recuperaram a visão. Não, não é nem um nem divina promovendo um médico charlatão, mas um procedimento cirúrgico que fez uso de seus olhos para dois britânicos, que estavam mergulhados na escuridão para muitos anos. Parte de sua visão foi restaurada com implantes oculares: eles agora podem perceber a luz e até mesmo algumas formas, usando dispositivos instalados atrás da retina.

Chip de Microeletrônica

O julgamento, realizado no Eye Oxford Hospital e Hospital King College de Londres, não é realmente a primeira vez. Na realidade, um finlandês já tinha beneficiado desse chip experimental e conseguiu distinguir letras, mas o implante estava trabalhando no laboratório. Desta vez, as instalações de que gozam o Inglês são portáteis.
Ambos os pacientes, Chris James e Robin Millar, perderam a visão após uma infecção, "retinite pigmentosa", que provoca a perda gradual de células fotorreceptoras na parte de trás do olho até a cegueira total . A cirurgia que enfrentou foi a de colocar um pouco atrás da retina de microeletrônica chip de 3 mm2, com 1 500 pixels sensíveis à luz, que substitui os fotorreceptores. Quando a luz entra no olho e atinge os pixels do chip, um sinal electrónico é enviada para o nervo óptico, que conduz então a informação para o cérebro. A sensibilidade do chip pode ainda ser alterada por meio de uma fonte de alimentação externa, um disco magnético colocado sobre o couro cabeludo.

"Um momento mágico"

Chris James se refere a um "momento mágico" quando recebeu seus primeiros flashes de luz. "Eu sou capaz de aumentar o zoom em uma linha curva ou reta, mas acho que é mais difícil distinguir objetos a uma distância ainda é muito cedo e eu preciso aprender a interpretar os sinais que são enviados pelo chip na minha cerveau.Et este entusiasta de corridas de carro para confiar a sua ambição é, eventualmente, distinguir as silhuetas dos carros no circuito.
Segundo o professor MacLaren, que liderou este estudo é a primeira vez que tal resultado é obtido em pacientes completamente cegos, sem visão restante. "Esses pacientes não viu a luz, e seu implante de retina reativado depois de mais de uma década de cegueira. O chip permite que eles recebam flashes de luz, e as formas são vistas em preto e branco ... ou, pelo menos, é o que os cientistas pensavam, antes de um rumo inesperado.
Para a Columbia outro que receberam um implante afirma ser agora capaz de sonhar na cor, pela primeira vez em 25 anos. Robin Millar admite mesmo chegar a discernir a luz que entra através da janela do quarto onde ele está localizado. Desenvolvimento que pode parecer trivial para uma luz, mas que seria extremamente útil e prático para Cegos, que poderia, portanto, mover-se sozinho em uma sala sabendo localizar portas e janelas. Um novo mundo se abre para eles.
Tradução Luiz Nascimento
wwwcamacarimagazine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário